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F1 confirma seis corridas sprint para 2023 e define sedes com Brasil e novato Catar

A Fórmula 1 aproveitou a manhã desta quarta-feira (7) para anunciar que a temporada 2023 vai contar com o dobro de corridas sprint e em quais lugares elas vão acontecer

7 dez 2022 - 10h16
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A F1 planeja ter carros mais leves a partir de 2026
A F1 planeja ter carros mais leves a partir de 2026
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

A Fórmula 1 fugiu de correr no mês de dezembro deste 2022 por conta da Copa do Mundo de futebol, mas o noticiário continua a acontecer. Nesta quarta-feira (7), a categoria anunciou que a temporada 2023 terá mesmo seis corridas sprint e aproveitou para oficializar quais as praças vão receber o formato: Interlagos é, pelo terceiro ano seguido, uma delas.

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O GP de São Paulo é o único a receber corridas sprint em todos os anos desde a fundação. Mais uma vez, bem como foi em 2021 e 2022, a prova brasileira vai encerrar a sequência de provas sprint da temporada, no fim de semana de 5 de novembro. A prova é a 20º de 22 marcadas pela temporada — com a exclusão do GP da China.

A primeira corrida sprint do ano vai acontecer no GP do Azerbaijão, que será quarta ou quinta etapa do ano, dependendo de se a F1 pretende substituir a corrida chinesa, cancelada por conta das restrições contra a Covid-19. A prova de Baku está marcada para o fim de semana de 30 de abril.

Depois disso, o GP da Áustria, bem como em 2022, também recebe uma prova sprint no fim de semana de 2 de julho. Última corrida antes do recesso de verão, o GP da Bélgica, em 30 de julho, será o terceiro a lidar com o formato.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, roda após toque com Lewis Hamilton, da Mercedes, na largada da sprint do GP da Áustria
Pierre Gasly, da AlphaTauri, roda após toque com Lewis Hamilton, da Mercedes, na largada da sprint do GP da Áustria
Foto: Christian Bruna/AFP / Grande Prêmio

Na segunda parte do ano e antes do GP de São Paulo, ainda estão o GP do Catar, no Circuito Internacional de Lusail e que passa a fazer parte fixa do calendário da F1, e o GP dos Estados Unidos, em Austin. Catar e EUA são corridas sequenciais, marcadas para 8 e 22 de outubro, respectivamente. Na realidade, existe uma sequência de quatro corridas com três sprints: Catar, EUA, Cidade do México e São Paulo, onde apenas a etapa mexicana fica fora.

O Catar recebeu a F1 em 2021 de forma emergencial para substituir o cancelado GP da Austrália e, então, firmou acordo para entrar no calendário de vez em 2023. Oficialmente, o plano era a construção de um novo circuito para a categoria, mas a ideia foi abandonada.

De acordo com a Fórmula 1, a seleção das praças foi "resultado de uma pesquisa com as pistas mais adequadas ao formato, incluindo oportunidades de ultrapassagem, corridas apertadas, setores de alta-velocidade — e está projetado para garantir a competitividade na ação de pista em todos os três dias dos fins de semana de GP". A quantidade de corridas sprint por ano era um desejo da F1 já para 2022, mas o plano teve de ser freado após desentendimento com a FIA.

"Vimos uma reação muito positiva às corridas sprint da Fórmula 1 nos primeiros dois anos, e mal podemos esperar para trazer ainda mais ação aos fãs com seis eventos no próxmo ano, incluindo nossa primeira corrida sprint nos Estados Unidos, em Austin", disse Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1. "A introdução das corridas sprint na F1 criou um fim de semana que inclui três dias de ação competitiva e traz mais entretenimento aos fãs do esporte, assim como um valor adicional às equipes, transmissoras, parceiros e praças", avaliou.

Presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, também se disse empolgado por ter o dobro de corridas sprint no calendário de 2023.

"Depois de uma forte colaboração entre a FIA e a FOM, e a aprovação o Conselho Mundial do Esporte a Motor, estamos satisfeitos em revelar os seis eventos sprint da temporada 2023", comentou Ben Sulayem. "Estamos ansiosos para essa empolgante adição ao calendário", completou.

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Grande Prêmio
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