F1: Com novo engenheiro, Hamilton termina corrida em 7º
Britânico contou com Johanne Hatz na equipe técnica da Ferrari no desafiador GP da Bélgica
Neste final de semana, Lewis Hamilton enfrentou uma rodada agitada em Spa-Francorchamps — e não apenas por causa da chuva. O heptacampeão iniciou sua primeira corrida com Johanne Hatz, novo engenheiro de performance da Ferrari, que agora atua em conjunto com o piloto britânico e ao lado do engenheiro de corrida Riccardo Adami durante o restante da temporada 2025 da Fórmula 1.
Hatz é um velho conhecido de Hamilton dos tempos de Mercedes, embora tenha trabalhado lá em outra função. A mudança exigiu adaptação imediata em meio a uma etapa tecnicamente complexa. “Não é fácil trocar de engenheiro no meio da temporada, mas é alguém que conheço há anos. Estamos nos acostumando um com o outro e tendo que aprender muito, muito rápido”, explicou Lewis.
Apesar das dificuldades na classificação, que o deixaram fora do Q3 tanto na sprint quanto na corrida principal, Hamilton teve um bom desempenho no domingo. Após trocar o motor e largar do pit-lane, brilhou nas voltas iniciais com o asfalto molhado e cruzou a linha de chegada em sétimo.
Hamilton também comentou sobre as atualizações no SF-25, que contribuíram para o bom ritmo. “Um desses elementos foi testado em Montreal, mas eu acabei não usando. O Charles testou e usou essa peça por algumas corridas. O carro estava muito melhor de pilotar hoje, então me diverti muito tentando avançar.”
Apesar dos imprevistos, Hamilton vê progresso e acredita em uma segunda metade de temporada mais forte. “Aprendi mais sobre o carro, fiz alguns ajustes. Vou deixá-lo melhor para a próxima semana. Estarei na fábrica na quarta-feira. Não vejo por que não podemos ter resultados melhores daqui para frente”, concluiu.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 1º e 3 de agosto com o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, 14ª etapa da temporada 2025.