F1: Carlos Sainz sobre punição no GP da Holanda: “Piada completa”
O piloto espanhol foi punido com 10 segundos após o toque com Liam Lawson. Na visão dele, quem deveria ter sido penalizado era o neozelandês
Carlos Sainz não escondeu a revolta após o Grande Prêmio da Holanda. O piloto da Williams recebeu uma punição de 10 segundos e dois pontos na carteira por um toque com Liam Lawson (Racing Bulls) durante a relargada após o acidente de Lewis Hamilton em Zandvoort.
Na manobra, Sainz tentou a linha de fora na curva 1, mas acabou tocado por Lawson, que vinha por dentro, o que resultou em um furo no pneu dianteiro direito do espanhol. A direção de prova entendeu que Lawson tinha direito à trajetória e considerou Sainz “predominantemente culpado”.
A decisão, no entanto, deixou Sainz furioso, que ainda na corrida disse no rádio que gostaria de conversar com os comissários. Após a chegada, falando à imprensa, Sainz disse: “Acho que o incidente é bem claro. Já vimos várias vezes dois carros lado a lado nessa curva sem contato. Mas com o Liam parece sempre complicado. Ele prefere ter um toque, arriscar um abandono ou um furo de pneu do que aceitar dividir a curva. Espero que venha com a experiência, porque ele está colocando muitos pontos em risco com manobras desnecessárias.”
Sainz voltou a criticar os comissários:
“Levar 10 segundos por isso é uma piada completa. Preciso ir falar com os comissários porque é inaceitável. Não é o nível de arbitragem que a Fórmula 1 merece. Como piloto e diretor da GPDA, vou levar isso adiante.”
Com o incidente e a punição, Sainz terminou a prova uma posição atrás de Lawson, em 13. E perdeu a chance de terminar nos pontos. Seu companheiro, Alex Albon, terminou a prova em quinto.