PUBLICIDADE

Ex-F1, italiano é confirmado na Fórmula Truck para 2013

26 abr 2013 - 15h46
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alex Caffi iniciará participação na temporada a partir da terceira etapa do ano</p>
Alex Caffi iniciará participação na temporada a partir da terceira etapa do ano
Foto: Divulgação

Quem acompanhou a Fórmula 1 entre as décadas de 80 e 90 se lembra de Alex Caffi, ex-piloto de Osella, Scuderia Italia, Arrows, Footwork e Andrea Moda de 1986 a 1991. Pois bem: o italiano, 49 anos, será um dos pilotos a disputar a etapa de Caruaru (PE) da Fórmula Truck, terceira corrida da temporada 2013 da categoria. A prova acontece em 19 de maio, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

<p>Italiano correrá pela equipe Dakarmotors com um caminhão Iveco</p>
Italiano correrá pela equipe Dakarmotors com um caminhão Iveco
Foto: Divulgação

Caffi, que correrá com um caminhão da Iveco, será o quinto ex-piloto da Fórmula 1 a disputar a competição nacional – unindo-se a Chico Serra (2008), Gastón Mazzacane (2008 e 2009), Christian Fittipaldi (2010) e Cristiano da Matta (2012). O italiano, que disputará todo o restante da temporada pela equipe Dakarmotors, vinha negociando desde o fim da temporada 2012 para competir pela Truck no Brasil.

“O lado profissional da categoria foi minha grande motivação. A Fórmula Truck tem um grande público, tem uma presença forte na televisão em todo o País e muito destaque na imprensa, algo que não se vê na Itália, ou mesmo em toda a Europa, fora da Fórmula 1”, assegurou o italiano. “O nível de profissionalismo que encontrei aqui é impressionante”, completou.

<p>Caffi correrá com o número 21, com o qual disputou duas temporadas na Fórmula 1 - inclusive a de 1989, sua melhor na categoria</p>
Caffi correrá com o número 21, com o qual disputou duas temporadas na Fórmula 1 - inclusive a de 1989, sua melhor na categoria
Foto: Getty Images

Caffi se disse atento à repercussão “que um evento desse tamanho poderia ter na Europa” e passou a conversar com Neusa Navarro, presidente da categoria. Graças ao apoio de patrocinadores chilenos e argentinos, o italiano garantiu o caminhão número 21. “É um dos meus números favoritos, usei o 21 em duas temporadas da Fórmula 1”, disse ele, que “vestiu” o número pela Osella em 1987 e pela Scuderia Italia em 1989 – nesta segunda, em seu melhor anos na F1, somou quatro pontos, graças ao quarto lugar em Mônaco e ao sexto lugar no Canadá.

Confirmado, Caffi – que se dedicou a corridas de protótipos e carros de turismo nos anos posteriores à F1 – comemorou a oportunidade de participar da categoria no Brasil. “A imprensa italiana já está me procurando, veículos importantes já estão em busca de informações sobre o campeonato, veículos de outros países querem instruções sobre como obter imagens e querem saber se as imagens podem ser mostradas na Europa”, destacou o segundo piloto europeu a correr na categoria – o primeiro foi o austríaco Egon Allgauer, que participou em 2009 e que corre de caminhões na Europa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade