Bottas clama por estabilidade e pede conversas por renovação "um tanto cedo na temporada"
Após instabilidade vivida na Williams e na Mercedes, piloto finlandês quer desfrutar de uma certa tranquilidade a longo prazo. Por isso, quer ver seu vínculo com a Alfa Romeo/Sauber na Fórmula 1 ser renovado o quanto antes
Valtteri Bottas sabe melhor do que ninguém o que é viver extensos períodos de instabilidade na Fórmula 1. Depois de firmar consecutivos contratos de uma temporada na Mercedes, o finlandês fechou com a Alfa Romeo para a temporada de 2022 da principal categoria de automobilismo do mundo justamente para desfrutar de tempos mais estáveis no esporte.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
Mercedes espera renovação rápida com Hamilton após fim de férias: "Muito alinhados"
China muda regras anti-covid e reinicia conversas para receber Fórmula 1 em 2023
Mercedes negocia renovação de contrato de Hamilton no valor de R$ 390 milhões anuais
Isso porque o acordo firmado entre piloto e time foi inicialmente fechado por duas temporadas, algo novo para Bottas. Advogado da importância da estabilidade e com o vínculo atual a terminar no fim de 2023, o finlandês já deixou claro que, após as experiências na Williams e Mercedes, quer fechar um novo contrato com o Grupo Sauber o mais cedo possível.
"Estive nessa situação tantas vezes que já virou uma distração. Então sim, com certeza, será um ponto de debate — tomara que um tanto cedo na temporada. É importante para mim ter estabilidade, depois de 10 anos instáveis", explicou.
Bottas marcou 49 dos 55 pontos da Alfa Romeo no ano e ajudou a equipe, ao lado de Guanyu Zhou, a conquistar o sexto lugar no Mundial de Construtores. Longe da pressão do pelotão da frente e em meio à adaptação, o finlandês externou sentimento de sucesso com o desempenho em 2022.
"É recompensador e animador ver a alegria das pessoas quando você está, na verdade, marcando apenas alguns pontos regularmente. Não é algo que este time está acostumado e é definitivamente legal ser parte disso. Já estou ansioso para o próximo carro, como vai ser e tudo mais. É interessante", pontuou Bottas.
O piloto de 33 anos, por fim, reiterou o interesse de permanecer no Grupo Sauber após o encerramento da parceria com a Alfa Romeo, que termina justamente em 2023. Em 2026, a Audi irá ocupar tal espaço.
"É uma grande oportunidade para o time: traz estabilidade e algo novo. Mas acho que, desde então, as pessoas estão cada vez menos falando sobre isso. Agora estamos apenas começando e obviamente [em 2023], ainda nada muda. Somos ainda a Alfa Romeo. Ano que vem, provavelmente as coisas vão começar a mudar — mas, por agora, tudo está estável e todos estão focados em seus respectivos trabalhos", finalizou.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.