Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Formula E: FIA altera grid após série de punições em Miami

Rowland e Di Grassi encabeçam a lista de punidos por incidentes em pista, com por multas e penalidades em Miami.

31 jan 2026 - 15h55
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

Sob a supervisão dos comissários Gerd Ennser, Brieuc Kremer e Sydney Yagel, auxiliados pelo ex-piloto Pedro Couceiro, a FIA anunciou uma grande lista de punições para o ePrix de Miami após a classificação. A série de decisões resultou em advertências, multas e punições que alteraram diretamente o grid de largada.

As sessões de treinos foram marcadas por excessos de velocidade e erros de procedimento nos boxes. A equipe Citroën foi multada em 1.400 euros após Jean-Éric Vergne ser flagrado a 64 km/h no pit lane, superando o limite de 50 km/h. Já a Cupra Kiro terá de desembolsar 1.500 euros por realizar dois carregamentos de Pit-Boost no carro de Pepe Martí, quando apenas um é permitido por sessão.

Já nas advertências, a lista foi longa: Lucas di Grassi (excesso de velocidade em Full Course Yellow), Edoardo Mortara e Nico Müller (ambos por atrapalharem um ao outro na pista), Nick Cassidy (com duas advertências por obstruir rivais) e Pascal Wehrlein (por cruzar a linha branca na entrada dos boxes). A Lola Yamaha ABT também não escapou, recebendo multa de 1.000 euros após Zane Maloney cruzar a linha de chegada duas vezes ao fim da sessão.

A maior dor de cabeça, no entanto, ficou para quem perderá posições na largada. O brasileiro Lucas di Grassi foi punido com a perda de três posições após causar uma colisão com Mitch Evans, além de receber um ponto em sua licença.

A situação de Sébastien Buemi foi a mais crítica: uma perda de cinco posições por um toque em Edoardo Mortara e outras três posições por atrapalhar a volta de Nyck de Vries. Ao todo, Buemi foi jogado para o fundo do grid e somou três pontos de punição em sua carteira.

O nome mais comentado, foi o do atual campeão mundial Oliver Rowland. O britânico recebeu uma punição de três posições no grid por atrapalhar a passagem de Lucas di Grassi durante o qualifying, o colocando em P14 para a largada.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade