Fórmula 1 anuncia mudanças técnicas nos carros para 2026; veja todas as novidades
Categoria terá carros mais sustentáveis, mais leves e com mudanças para tentar facilitar ultrapassagens
A temporada 2026 reserva grande expectativa para a Fórmula 1 em função das várias mudanças na maior reformulação do regulamento da história do esporte. Essas alterações visam aumentar o nível de competitividade nas corridas e mais emoção para quem acompanha a modalidade.
Pouco mais de um mês antes dos primeiros testes do ano que vem, que serão realizados em Barcelona a partir de 26 de janeiro, a Fórmula 1 e FIA divulgaram algumas dessas mudanças técnicas.
Veja abaixo as mudanças nos carros para 2026 na Fórmula 1:
Formula 1 and the @fia have today revealed the 2026 Technical Regulations.
2026 will see both the chassis and power units updated, in the biggest overhaul of regulations in the sport's history. These changes will shake up the order and create new excitement, while delivering… pic.twitter.com/zRxRl0sI4f
— F1 Media (@F1Media) December 17, 2025
Chassi e aerodinâmica
Menores e mais leves: Distância entre eixos reduzida em 200 mm (para 3400 mm), largura reduzida em 100 mm (para 1900 mm), largura do piso cortada em 150 mm e peso mínimo reduzido em 30 kg (para 770 kg), tudo projetado para tornar os carros mais ágeis e responsivos.
Menos downforce: Força descendente total reduzida em cerca de 15-30% devido à remoção dos túneis de efeito solo.
Arrasto aerodinâmico reduzido: Arrasto total reduzido em até 40%.
Aerodinâmica ativa: Asas dianteiras e traseiras móveis substituem o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) para configurações de alto e baixo downforce, permitindo aderência e velocidade extra onde os pilotos mais precisam.
Pneus: Rodas de 18 polegadas permanecem, mas os pneus dianteiros estão 25 mm mais estreitos e os traseiros, 30 mm mais estreitos, reduzindo o arrasto e minimizando o peso.
Unidade de potência
Divisão 50/50: Mudança para aproximadamente 50% de combustão interna (ICE) e 50% de potência elétrica.
Híbrido Simplificado: MGU-H removido; potência do MGU-K aumentada significativamente (de 120 kW para 350 kW) para melhorar as ultrapassagens e a velocidade em reta.
Combustível Sustentável: Os carros funcionarão com combustível sustentável avançado sem impactar o desempenho.
Novos modos de corrida, sem DRS
Os pilotos terão no volante opções para aumentar a potência do motor ou recarregar a bateria, tudo para facilitar ultrapassagens.
MODO ULTRAPASSAGEM
Função: Para pilotos que estão a até um segundo de distância de um carro à frente, permite o uso de potência extra para iniciar uma ultrapassagem. Substitui o DRS e auxilia nas ultrapassagens na pista, sendo uma ferramenta estratégica a ser usada de uma só vez ou distribuída ao longo de uma volta.
MODO BOOST
Função: Esta é a ferramenta de implantação de energia operada pelo piloto, proveniente do Sistema de Recuperação de Energia (ERS), a ser usada de forma ofensiva ou defensiva, dependendo da posição na pista. Oferece ao piloto a máxima potência do motor e da bateria ao pressionar de um botão, independentemente de onde estejam na pista.
AERODINÂMICA ATIVA
Função: Ângulos ajustáveis dinamicamente dos elementos da asa dianteira e traseira em seções de alta velocidade específicas, projetados para os modos de Curva e Reta. Permite adaptabilidade estratégica e maximiza o uso pleno da potência do carro através de uma maior aderência na pista.
RECARGA
Função: Os pilotos podem recarregar a bateria com energia recuperada da frenagem, ao aliviar o acelerador no final das retas e até em curvas onde apenas parte da potência é aplicada.