Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chery busca fazer história como a 1ª montadora chinesa em Le Mans

Montadora chinesa anuncia o projeto “Road to Le Mans”, com foco em uma possível estreia histórica nas 24 Horas de Le Mans

17 dez 2025 - 06h59
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

A montadora chinesa Chery surge como a mais nova candidata a ingressar no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). No dia 15 de dezembro, a empresa anunciou seu interesse em firmar um acordo de cooperação estratégica com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), visando uma futura operação na classe Hypercar sob a marca Exeed.

Batizado de “Road to Le Mans”, o projeto tem como objetivo uma participação nas 24 Horas de Le Mans dentro dos próximos cinco anos. O plano está estruturado em três etapas, começando pela “Exeed Unified Race”, fase inicial voltada ao desenvolvimento do programa, com a criação dos sistemas, da equipe e da formação de pilotos.

Na segunda fase, a Chery planeja ingressar na Asian Le Mans Series (ALMS), com equipes competindo nas três principais classes do campeonato: LMP2, LMP3 e LMGT3.

A última etapa representa a estruturação final do projeto, com a criação do “Exeed Le Mans Team”.” Essa fase prevê a construção de uma pista certificada pela ACO em Wuhu, cidade-sede da Chery, que será utilizada como centro de testes e desenvolvimento dos GTs e protótipos da marca.

Fontes do meio, indicam que a Chery manteve diversas conversas com os organizadores do FIA WEC (ACO, da FIA e da LMEM) sobre o possível desenvolvimento de um Hypercar. Sendo o encontro mais recente, em Sepang durante a última etapa do Asian Le Mans Series.

Apesar do avanço, a montadora chinesa ainda não deu um passo definitivo. Neste momento, a Chery é vista como uma fabricante interessada. Um acordo oficial ainda não firmado entre a Chery e ACO. 

Caso avance, o projeto teria caráter histórico, já que a Chery se tornaria a primeira montadora chinesa a disputar as 24 Horas de Le Mans. Em termos técnicos, a fabricante não dispõe de uma ampla opções de motores a combustão, tendo como unidade mais potente um quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 192 kW (257 cv). Por outro lado, a empresa aposta em sua tecnologia híbrida plug-in C-DM, cuja potência combinada pode chegar a 455 kW (610 cv), o que pode facilitar a criação de um programa no endurance.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade