Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F3: Tsolov vence e encosta em Rafa Câmara na liderança

Tsolov vence com autoridade na Áustria, Rafa é apenas o sexto e vê liderança do campeonato da Fórmula 3 cair para um ponto

29 jun 2025 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários
 Tsolov conquistou sua sexta vitória na F3
Tsolov conquistou sua sexta vitória na F3
Foto: Reprodução / X

O domingo da Fórmula 3 foi marcado por uma atuação dominante de Nikola Tsolov em Spielberg. Largando da pole position, o vice-líder do campeonato assegurou sua vitória liderando de ponta a ponta a Corrida Principal. Completando o pódio, Martinius Stenshorne, da Hitech TGR, largou de 15º, e terminou em segundo, enquanto Tim Tramnitz teve desempenho semelhante e foi do 17º lugar ao último posto no pódio pela MP Motorsport.

Líder do campeonato, Rafael Câmara começou a corrida em sétimo, conquistando posições nas primeiras voltas e alcançando a segunda colocação. Todavia, foi perdendo posições na reta final da corrida, enfrentando dificuldades com o desgaste dos pneus. Câmara terminou a prova em sexto. 

Com o resultado, o brasileiro segue na liderança com 115 pontos, mas vê sua vantagem em relação a Nikola Tsolov cair para apenas um ponto — o piloto da Campos Racing agora soma 114. Tim Tramnitz é o terceiro com 90 pontos, com Noah Stromsted e Martinius Stenshorne empatados com 60 pontos.

Após a prova, Nikola Tsolov e Laurens van Hoepen foram convocados pelos comissários de prova por supostas violações. Apesar da dominância, a vitória do búlgaro pode ser anulada.

Martinius Stenshorne e Tim Tramnitz completaram o pódio
Martinius Stenshorne e Tim Tramnitz completaram o pódio
Foto: Reprodução / X

Confira como foi a corrida*: 

Tsolov teve uma ótima largada na pole position, mantendo a liderança à frente de Brad Benavides, com Noah Stromsted seguindo em terceiro.No entanto, na segunda volta, Benavides travou os pneus na Curva 3, colocando Stromsted logo atrás do carro da AIX Racing. O americano resistiu, mas a batalha permitiu que Tsolov abrisse 1,9s de vantagem na ponta.

O piloto da Trident acabou assumindo a segunda posição com uma ultrapassagem por fora na Curva 3, e o novato Ugo Ugochukwu também passou, subindo para terceiro.

O dia de Benavides piorou na volta 4, com Rafael Câmara, Callum Voisin e Brando Badoer o ultrapassando, o que o jogou para a sétima posição.

Na volta 6, Ugochukwu começou a se aproximar de Tsolov, mas o piloto da Prema passou a ser pressionado por Câmara, que havia superado seu companheiro Stromsted na Curva 4 para assumir o terceiro lugar.

A recuperação do líder do campeonato continuou na volta seguinte, quando ultrapassou Ugochukwu para chegar à segunda posição, mirando agora seu rival direto na briga pelo título, Tsolov.

Stromsted também avançou na volta 9, superando Ugochukwu na Curva 4 para assumir o terceiro lugar.

Martinius Stenshorne subia pelo pelotão após largar em 15º e, ao ultrapassar Voisin, já era o quinto ao fim da volta 11.

O piloto da Rodin Motorsport caiu para 10º na volta 13, perdendo quatro posições para Tim Tramnitz, Mari Boya, Théophile Nael e Charlie Wurz.

Na briga pelas posições do pódio, Stromsted lutava para manter Ugochukwu atrás, mas ao tentar se defender na Curva 3, o novato da PREMA acabou perdendo a posição para Stenshorne.

O piloto da Hitech TGR usou o DRS para ultrapassar Stromsted e assumir a terceira colocação, com Câmara à sua frente.

Tramnitz também seguia subindo: na volta seguinte, fez uma ousada ultrapassagem por fora na Curva 7 sobre Ugochukwu para tomar o quinto lugar.

Na liderança, Tsolov tinha 4,6s de vantagem sobre Câmara no início da volta 18, mas o brasileiro já não estava tão seguro na segunda posição, pois Stenshorne se aproximava com DRS.

O piloto apoiado pela McLaren tomou a segunda posição na volta seguinte, na Curva 1, enquanto Tramnitz aproveitou que Stromsted escapou na última curva para assumir o quarto lugar na reta principal. O dinamarquês depois seria ultrapassado por Ugochukwu e Boya.

Boya abriu a volta 21 das 26 tendo acabado de cravar a volta mais rápida da prova e mergulhou por dentro de Ugochukwu na Curva 3 para assumir o quinto lugar.

Wurz foi o próximo a superar Stromsted, contornando por fora o companheiro de Trident na Curva 7 para tomar a sétima colocação na volta 22.

A disputa pelo último lugar no pódio se intensificou na volta 24, com Tramnitz se aproximando de Câmara com o DRS. O piloto da MP mergulhou por dentro do brasileiro e assumiu a terceira colocação.

Os problemas de Câmara continuaram algumas curvas depois, quando Boya fez uma ousada manobra na Curva 9, rebaixando-o para quinto. Ugochukwu também o superou, agora na Curva 5, jogando o piloto da Trident para sexto.

No topo, Tsolov construiu uma vantagem de mais de seis segundos sobre Stenshorne e cruzou a linha de chegada para garantir sua sexta vitória na Fórmula 3 em 2025, ficando a apenas um ponto do líder do campeonato, Câmara.

Tramnitz segurou Boya para ficar com o último lugar no pódio, com Ugochukwu em quinto e Câmara em sexto. Wurz terminou em sétimo correndo em casa, com Stromsted em oitavo, Laurens van Hoepen em nono e Voisin fechando o top 10.

A Fórmula 3 volta a acelerar entre os dias 4 e 6 de julho, em Silverstone. 

*texto de assessoria.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade