F3: Tramnitz vence Sprint em Monza; Câmara brilha com 18 ultrapassagens e Barrichello estreia
Segunda vitória consecutiva de Tramnitz em Monza anima disputa pelo vice; Rafael Câmara rouba a cena com corrida de recuperação
Ele fez de novo! Tim Tramnitz venceu pela segunda vez consecutiva uma corrida Sprint em Monza, neste sábado (6), e garantiu sua segunda vitória na temporada da Fórmula 3. O piloto da MP Motorsport largou em terceiro, enfrentou uma prova movimentada e cruzou a linha de chegada no topo. Roman Bilinski (Rodin Motorsport) e Martinius Stenshorne (Hitech TGR) completaram o pódio.
Tim Tramnitz 🤝 Monza
Back-to-back Sprint Race Victories at Monza for the @redbullracing Junior! 🏆#F3 #ItalianGP pic.twitter.com/FoxNaws8iN
— Formula 3 (@Formula3) September 6, 2025
Em sua estreia na Fórmula 3, Fernando Barrichello — filho do ex-F1 Rubens Barrichello — defendeu a AIX Racing e mostrou consistência: partiu de 29º no grid e ganhou nove posições, terminando a Sprint na 20ª colocação.
Já o campeão da temporada, Rafael Câmara, deu uma aula de pilotagem, conquistando 18 posições e terminando a prova em 12º.
Com o título do campeonato de pilotos decidido, a disputa pelo segundo lugar agita o fim de semana de Monza, com Boya, Tsolov e Tramnitz separados por menos de 10 pontos e mantendo acesa a competição na última corrida na Itália.
“Se eu quiser ter uma chance de terminar o campeonato em segundo, preciso ir com tudo e vou fazer isso amanhã. Como eu disse, as últimas corridas foram um pouco difíceis pra gente, tivemos várias experiências que não foram nada agradáveis.Mas, por outro lado, também aprendemos muita coisa, e espero que a gente consiga juntar tudo isso amanhã na Corrida Principal.”, declarou Tramnitz em entrevista pós corrida sprint.
Entre as equipes, a Trident - de Rafa Câmara - segue na liderança com 283 pontos, mas se vê ameaçada pela Campos Racing, na vice-liderança, com 268.
Confira como foi a corrida:
Stenshorne largou bem e pulou para a liderança ainda nos metros iniciais, superando o pole Laurens van Hoepen (ART) na chegada à primeira curva. O holandês até tentou dar o troco , mas exagerou na freada da chicane da curva 4 e acabou perdendo ainda mais desempenho.
Ainda na volta inicial, o Safety Car foi acionado após um acidente envolvendo Ivan Domingues, que acertou o muro na curva 1. Com a relargada autorizada na volta 5, Tramnitz aproveitou a oportunidade, foi para cima de Van Hoepen e conquistou a segunda colocação.
A corrida seguiu intensa no pelotão da frente, com várias trocas de posição. Vindo de sétimo, Bilinski mostrava ritmo forte: chegou ao quarto lugar na metade da prova e, pouco depois, ultrapassou Van Hoepen para entrar no top 3.
Na oitava volta, Tramnitz partiu para o ataque. O piloto da MP Motorsport mergulhou por dentro na curva 1 e assumiu a liderança de Stenshorne. Bilinski, por sua vez, pressionou o norueguês da Hitech, que se defendeu de forma agressiva e acabou espalhando. A equipe então orientou que ele devolvesse a posição ao rival da Rodin.
Já nos momentos finais, um novo incidente — dessa vez envolvendo León, Badoer e Wurz — provocou a segunda entrada do Safety Car, após o carro da Trident parar em pista. A relargada veio na penúltima volta, e Tramnitz não deu chance: controlou bem a situação e acelerou rumo à vitória.
SAFETY CAR ENDING 🚨
ONE. LAP. SHOOTOUT.#F3 #ItalianGP pic.twitter.com/JyzCV3RaVS
— Formula 3 (@Formula3) September 6, 2025