Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F3: Rafael Câmara larga em segundo e aposta em estratégia para brilhar em Spa

Campeonato aberto, clima imprevisível e jogo de estratégia: Rafael Câmara confia no trabalho com a equipe para mais um bom resultado em Spa

25 jul 2025 - 21h25
(atualizado às 23h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Único brasileiro do grid já venceu na Bélgica em quatro oportunidades
Único brasileiro do grid já venceu na Bélgica em quatro oportunidades
Foto: Reprodução / X

Líder do Campeonato da Fórmula 3, Rafael Câmara conhece bem o circuito de Spa-Francorchamps. O único brasileiro do grid já venceu na Bélgica em quatro oportunidades — a primeira delas em 2022, na Fórmula 4 Alemã. No mesmo ano, o brasileiro subiu ao pódio mais duas vezes, pela F4 Italiana. Já pela FRECA, Rafa venceu três vezes em Spa: uma em 2023 e as duas corridas disputadas em 2024, ano em que conquistou o título da categoria.

Agora na Fórmula 3, o pernambucano chega a Spa com a segunda posição conquistada na classificação, atrás apenas de Brad Benavides, que ficou com a pole position. Questionado na coletiva de imprensa pós-qualy sobre seu desempenho, Rafa se mostrou otimista:

“No fim das contas, conseguimos lidar bem com uma classificação bem complicada, especialmente por causa do tráfego aqui. É preciso garantir que você esteja em uma boa posição, e acho que nas duas voltas consegui me colocar num bom lugar para pegar um pouco de vácuo e fazer um segundo setor limpo, porque se você estiver muito perto de outro carro, pode perder desempenho. Estou feliz com o resultado, acho que é um bom lugar para começar as corridas. Aqui em Spa, nas corridas, dá pra brincar bastante com as estratégias. Então é um bom começo de fim de semana, mas ainda tem muito pela frente e vamos ver como vai ser”. 

A sessão classificatória foi marcada por disputas acirradas e bastante tráfego nos minutos finais, com Câmara flertando com a pole e perdendo a liderança no fim — além de uma investigação dos comissários sobre sua volta. O piloto brasileiro também comentou sobre o momento de incerteza:

“Eu basicamente achei que tinha acabado. No segundo stint, tivemos uma grande queda de desempenho, então mesmo com um vácuo forte, no segundo setor você perderia tanto que não daria pra compensar. Eu sabia, basicamente, que tinha acabado. Ainda tentei, mas com aquela bagunça na frente, foi impossível abrir a volta em uma posição boa — já na curva 5, peguei tráfego e precisei tirar o pé. Mas aí, por sorte, abriram o rádio e disseram que a volta tinha sido restituída, então fui ficando cada vez mais tranquilo”. 

Na liderança do campeonato com 120 pontos, 27 à frente do vice-líder Tim Tramnitz, Câmara concluiu a entrevista falando sobre suas expectativas para o restante do fim de semana:

“O objetivo continua o mesmo: focar no que estamos fazendo, maximizar tudo o que está sob nosso controle, preparar o sábado para a Sprint Race. Aqui o clima também muda o tempo todo, então temos que garantir que estamos prontos para as duas condições. Vamos conversar com a equipe, ver onde podemos fazer um bom trabalho nas corridas, gerenciar bem os pneus e aproveitar ao máximo as oportunidades”, declarou.

A Fórmula 3 volta às pistas neste sábado (26), às 4h15 (horário de Brasília), para a largada da Corrida Sprint. A corrida principal será na madrugada de domingo (27), às 3h30.

Fonte: Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade