PUBLICIDADE

F1Mania

Renault acha que as três principais equipes podem ter problemas em 2019

28 jan 2019 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski, acredita que as mudanças nas regras de 2019 vão afetar a Mercedes, a Ferrari e a Red Bull.

Renault acha que as três principais equipes podem ter problemas em 2019
Renault acha que as três principais equipes podem ter problemas em 2019
Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP PHOTO / F1Mania

As equipes foram forçadas a projetar uma nova aerodinâmica para 2019, graças a uma série de mudanças de regras, sendo a mais notável a que afeta as asas dianteiras, visando melhorar as ultrapassagens.

As mudanças estão sendo introduzidas como um prelúdio para uma mudança mais radical em 2021, mas Budkowski acredita que os ajustes de 2019, vão corroer a vantagem construída pelas três primeiras com os carros antigos.

Falando à Autosport sobre a perda de downforce que as regras de 2019 provavelmente resultarão, Budkowski disse: "Eu não vou dizer exatamente onde estamos, mas a perda foi significativa no começo, sim".

"É difícil dizer se foi mais significativo para nós ou para os outros, mas minha opinião pessoal sobre isso é que as equipes maiores, as melhores equipes, terão perdido mais desempenho".

"Isso porque, por definição, eles tinham um carro mais rápido, então eles tinham um carro mais otimizado. Tudo estava mais afinado e otimizado. Então eles terão dado um grande passo atrás".

"Mas eles também estão melhor equipados para se recuperar, porque eles têm estruturas maiores com mais recursos".

"Além disso, o entendimento que eles tiveram permitiu que eles chegassem ao nível anterior, eles ainda o têm, então eles podem usá-lo para tentar encontrar mais desempenho".

"Por isso, é difícil dizer quem deu o maior passo para trás e quem deu o maior passo adiante".

"Meu sentimento é que provavelmente você terá fechado um pouco a lacuna entre as equipes de ponta e o meio do grid, porque os regulamentos são mais restritivos do que eram antes. Há menos desempenho disponível."

Com a chegada de Daniel Ricciardo, a Renault quer repetir o seu melhor resultado em quarto lugar no Campeonato de Construtores de 2018, mas Budkowski afirma que não pode superar a diferença para os três primeiros nesta temporada.

“Realisticamente, se você olhar para a situação como foi no ano passado, as diferenças, recuperar 1,5 segundos de desempenho durante um inverno é quase impossível”, disse ele.

"Agora, temos uma mudança de regulamentação para poder influenciar a hierarquia".

“Também há algumas mudanças na dianteira que podem comprometer o desempenho ou a confiabilidade de algumas pessoas, portanto, existem fatores externos, mas não estamos no controle deles".

"Nosso ponto de vista é conseguir o melhor carro possível e fazer o melhor trabalho possível com os regulamentos, fazer nosso dever de casa e alcançar nossos objetivos".

"No geral, a hierarquia é uma questão de desempenho relativo".

“Se atingirmos nossas metas de desempenho, devemos estar progredindo em relação ao ano passado, e se os outros não fizerem um trabalho tão bom, isso será bom para nós", finalizou Budkowski.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade