Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1 Academy: Maya Weug garante pole position no GP da Holanda

Holandesa conquista pole position em sessão marcada por bandeiras vermelhas e disputas acirradas pela liderança

30 ago 2025 - 06h57
(atualizado às 07h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Maya é pole em Zandvoort
Maya é pole em Zandvoort
Foto: Divulgação / Ferrari Drivers Academy

Na manhã deste sábado (30), foi realizada a classificação da Fórmula 1 Academy no circuito de Zandvoort, na Holanda. A sessão foi marcada por duas bandeiras vermelhas e diversas bandeiras amarelas, resultado da diferença de aderência da pista — seca em alguns trechos e molhada em outros, tornando mais difíceis as condições para as pilotos.

No início da sessão, a instabilidade climática exigiu decisões estratégicas em relação aos pneus. A maioria das competidoras optou por iniciar com pneus de pista molhada, já que haviam áreas bastante úmidas. Ao longo da classificação, a pista foi secando rapidamente e estratégia adotada foi trocar os pneus para slick. 

Incidentes e bandeiras vermelhas 

Os primeiros minutos foram mais tensos, com a bandeira vermelha sendo acionada após Joanne Ciconte ficar atolada na brita da curva um, consequência de um toque com Aiva Anagnostiadis, que por sua vez foi atrapalhada por Nicole Havdra. O incidente será investigado após a sessão e vale lembrar que Havrda já carrega uma punição de dez posições nas duas corridas após ter realizado uma ultrapassagem sob bandeira vermelha no primeiro treino livre. 

Poucos minutos depois, bandeiras amarelas foram acionadas, principalmente no setor 1, devido às escapadas das pilotos nas áreas ainda molhadas. Mais tarde, a brasileira Aurélia Nobels vinha para uma volta rápida, mas acabou presa na brita, ocasionando a bandeira vermelha a nove minutos do fim da classificação. 

Disputa intensa pelo topo

Com voltas rápidas acontecendo em sequência, a liderança mudava a cada passagem pela linha de chegada, com tempos extremamente próximos. Maya Weug foi a mais rápida e conquistou a pole position no GP da Holanda, registrando o tempo de 1min38s834, apenas 0.039s à frente de Alisha Palmowski. Maya vem buscando uma boa recuperação após não ter conseguido bons resultados em Montreal. Essa é a segunda pole da holandesa nesta temporada.

Além de Weug, as dez mais rápidas foram: Alisha Palmowski, Ella Lloyd, Chloe Chambers, Doriane Pin, Lia Block, Tina Hausmann, Nina Gademan, Esmee Kosterman e Emma Felbermayr. As brasileiras Aurelia Nobels e Rafaela Ferreira largarão em último e em décimo primeiro, respectivamente. 

A primeira corrida, que acontecerá às 12h05 deste sábado, terá o grid invertido entre as oito primeiras colocadas, com Maya na oitava posição de largada, seguida por Palmowski em sétimo, e assim sucessivamente. Na segunda corrida, que acontecerá no domingo às 5h40, a ordem de largada seguirá os resultados da classificação normalmente. A transmissão será realizada pela BandSports.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade