Curitiba recebe etapa Porsche GT3 Cup Challenge; Terra transmite ao vivo
Duas categorias, quatro corridas e oito troféus de vencedor estarão em disputa na quarta etapa da temporada 2013 do Porsche GT3 Cup Challenge. O Terra exibe ao vivo nesta sexta-feira, a partir das 15h30 (de Brasília), os treinos classificatórios direto do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). A partir das 10h deste sábado, serão exibidas as provas.
A rigor, pode-se dizer que não há favoritos destacados, tamanho o equilíbrio demonstrado nas três primeiras etapas do campeonato, realizadas em Algarve (Portugal), Barcelona (Espanha) e Interlagos. A categoria Cup teve cinco vencedores diferentes em seis provas: Ricardo Baptista (líder do campeonato), Ricardo Rosset (único a vencer duas vezes), Fábio Viscardi, Tom Valle e Pedro Queirolo. No campeonato, Baptista tem dez pontos a mais que Rosset - quase nada, já que tal vantagem equivale à pontuação de um sétimo lugar na primeira corrida do final de semana.
Dentro da categoria Cup, há a classe Master, aberta somente a pilotos com no mínimo 50 anos completados no ano da temporada em curso. Nela, a luta pela liderança é ainda mais acirrada: Maurizio Billi é líder com apenas quatro pontos de vantagem sobre Guilherme Figueiroa. Ambos ocupam essas colocações sem terem subido ao degrau mais alto do pódio nas seis provas anteriores. Por enquanto, a regularidade é o maior trunfo deles para ficar à frente de pilotos como Tom Valle (vencedor das quatro primeiras provas na classe, em Algarve e Barcelona), Sérgio Ribas e Clemente Lunardi (ganhadores da Master em Interlagos).
A Porsche Challenge é a mais indefinida de todas e também tem um líder sem vitórias. Rodolfo Ometto tem três pontos de vantagem sobre Daniel Schneider, ganhador das duas provas realizadas em Interlagos. Carlos Ambrósio e Gilberto Farah aparecem a seguir. Farah venceu uma das provas do Algarve, enquanto Ambrósio é outro que se beneficia da constância para se manter entre os seis primeiros. Ipe Ferraiolo, vencedor de três provas, aparece em quinto lugar na pontuação.
Equilíbrio também é visto na categoria Light, disputada a partir da terceira etapa do ano na categoria Challenge. Seus pilotos pontuam normalmente na Challenge e possuem uma classificação em separado, assim como acontece com a Master em relação à Cup. A diferença é que, na Light, cada carro é partilhado por dois pilotos. Cada um disputa uma corrida e marca pontos separadamente, não havendo competição por duplas.
A liderança do campeonato é dividida por Tom Filho e Tiozinho Marangoni, cada um tendo vencido uma corrida da Light em Interlagos. Também empatados, aparecem R. Mello e P. Ficker (terceiros colocados), Joca Silveira e Rick Lisboa (quintos). A corrida da Light marcou ainda a estreia de Mayara Bianchi, a primeira mulher a disputar uma prova do Porsche GT3 Cup Challenge. Mayara foi envolvida em um acidente na largada da primeira corrida e participou da segunda com um carro reserva.
Os seis primeiros colocados de cada categoria após a terceira etapa
Porsche Cup: 1) Ricardo Baptista, 90 pontos; 2) Ricardo Rosset, 80; 3) Fábio Viscardi, 76; 4) Tom Valle, 66; 5) Daniel Paludo, 66; 6) Marcelo Franco, 56.
Porsche Challenge: 1) Rodolfo Ometto, 76 pontos; 2) Daniel Schneider, 73; 3) Carlos Ambrósio, 56; 4) Gilberto Farah, 48; 5) Ipe Ferraiolo, 44; 6) Marcelo Stallone, 40.
Porsche Cup Master: 1) Maurizio Billi, 92 pontos; 2) Guilherme Figueirôa, 88; 3) Tom Valle, 84; 4) Gui Affonso, 58; 5) Charles Reed, 54; 6) Sérgio Ribas, 34.
Porsche Light: 1) Tom Filho e Tiozinho Marangoni, 10 pontos; 3) R. Mello e P. Ficker, 8; 5) Joca Silveira e Rick Lisboa, 6