“Agora posso relaxar”: Rafael Câmara comemora título antecipado da F3
Após dominar em Budapeste, o piloto desabafou sobre a pressão da temporada e valorizou o trabalho da equipe na conquista do título.
Após uma temporada de estreia brilhante, Rafael Câmara é o novo campeão da Fórmula 3, com uma rodada de antecedência. O pernambucano de 20 anos liderou a corrida principal da Hungria de ponta a ponta e conquistou o título ao abrir 48 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
The @Formula3 CHAMPION of 2025! 👏👏👏 pic.twitter.com/LGqE5UmrHC
— Scuderia Ferrari Driver Academy (@insideFDA) August 3, 2025
Conhecido pelo autocontrole, Câmara comemorou intensamente o título e demonstrou alívio ao falar com a imprensa após a corrida.
“Estou muito feliz. Todo o trabalho duro que fizemos durante a temporada valeu a pena, então estou super feliz. Finalmente chegou um momento em que podemos relaxar um pouco, porque durante toda a temporada — não importa se você está ganhando ou perdendo — você continua trabalhando duro. Sempre focado nas coisas que pode melhorar, e nunca realmente aproveita o momento, mesmo nas vitórias. Você apenas tenta manter o foco elevado o tempo inteiro e não deixar nada escapar”, afirmou o piloto, que venceu quatro corridas principais (features) na temporada.
“Então, agora poder relaxar é muito bom. E também vem o cansaço depois de uma jornada tão longa. Agora posso curtir um pouco com a equipe e com todos que estiveram comigo. Eles merecem muito. O que fizeram por mim foi incrível. Todo o trabalho da equipe começou antes mesmo da temporada, ainda no ano passado. O novo carro era uma grande incógnita, e havia dúvidas sobre como começaríamos a temporada. Depois da Austrália, foi um grande alívio pra mim e pra equipe — sabíamos que estávamos no caminho certo. Agora é hora de aproveitar um pouco.”
Ao ser questionado sobre o desempenho no ano de estreia, Câmara se mostrou surpreso com os próprios resultados. Em 2025, o brasileiro conquistou quatro vitórias, cinco pódios, cinco poles e quatro voltas mais rápidas com pontos extras.
“Foi uma grande surpresa. Claro que, depois de toda a preparação que fizemos, você sempre entra em um campeonato querendo ganhar, achando que pode lutar pelo título. Mas eu nunca esperava começar da forma como começamos na Austrália. Foi quase um fim de semana perfeito, tirando as Sprint Races. (...) Para um ano de estreia, foi uma temporada muito boa. Agora, quero focar em Monza e fechar com chave de ouro.”
Na etapa australiana, o piloto de Recife se destacou pelo ritmo consistente e pelas decisões precisas nas relargadas. Mesmo sem ser ameaçado pelos adversários, ele não conseguiu relaxar ao longo do campeonato.
“Tudo pode mudar muito rápido, então você nunca relaxa. Mesmo estando em primeiro, como dá pra ver na tabela, às vezes eu estava brigando com um piloto, depois era outro — mudava o tempo todo. Eu sempre tentei manter tudo limpo, fazer um bom trabalho, evitar incidentes e ser consistente. Mesmo assim, às vezes estávamos mais distantes do P2, às vezes muito perto. Tivemos um pouco de sorte também. Por exemplo, na Áustria, infelizmente o Nikola Tsolov foi desclassificado. Senão, a disputa estaria bem mais apertada. Em Spa, demos azar de nem correr — era uma prova em que eu poderia ter feito muitos pontos. Campeonato é assim. Sempre muito complicado. Tudo muda muito rápido, e você precisa garantir que está com a cabeça no lugar”, declarou o piloto da Trident.
Com o título de pilotos garantido, Câmara agora volta suas atenções para a disputa do campeonato de construtores, que será definido na etapa final em Monza. E também começa a olhar para o futuro.
“Agora vêm umas férias! Curtir o Brasil com a família e os amigos. Foi muito bom vencer o campeonato com uma rodada de antecedência, porque finalmente posso relaxar. Depois de Monza, com certeza será a Fórmula 2 no ano que vem. Vai ter uma longa pausa até os testes, então vou focar em mim mesmo, garantir que estarei bem preparado quando voltar a pilotar. Espero conseguir fazer outra temporada forte.”
A Fórmula 3 volta à pista de 5 a 7 de setembro, em Monza, para a última etapa da temporada.