24h Le Mans: Dries Vanthoor coloca a BMW na frente no TL3 em Le Mans e desbanca Cadillac
BMW #15 e Alpine #36 foram os únicos carros a baixarem da marca de 3.24s na sessão desta quinta-feira.
O terceiro treino livre das 24 Horas de Le Mans terminou com Dries Vanthoor e BMW na liderança. Nos minutos finais da sessão, o piloto belga cravou o tempo de 3.23.302 com o BMW M Hybrid V8 #15 da Team WRT, superando a marca de Will Stevens, que liderava a atividade com o Cadillac #12 da Hertz Team JOTA. Pouco depois, Victor Martins colocou o Alpine #36 na segunda posição com 3.23.725. Stevens ainda melhorou sua marca anterior, mas encerrou o treino em terceiro.
No início da sessão, a maioria das equipes da classe Hypercar realizou simulações de classificação utilizando pneus médios novos, buscando tempos de referência antes de iniciar os trabalhos com tanque cheio e foco em ritmo de corrida.
A Aston Martin adotou estratégia diferente e utilizou compostos macios nos modelos Valkyrie #007 e #009 desde a abertura da pista. Apesar de completarem 37 e 44 voltas, respectivamente, os carros fecharam o treino nas posições 14 e 15. BMW e Peugeot também avaliaram os pneus duros nas primeiras saídas.
A sessão registrou incidentes e intervenções da direção de prova. Na primeira hora, Horst Felix Felbermayr rodou com o Oreca #44 da Proton Competition nas curvas Porsche, danificando o protótipo no cascalho. Mais tarde, uma quase colisão entre o carro #29 da Forestier Racing e o Aston Martin #009 gerou detritos na entrada dos boxes, o que motivou o único regime de Full Course Yellow do treino. Além disso, a direção de prova aplicou punições de stop-and-go de cinco minutos a 11 pilotos por excederem o limite de pista pela quinta vez.
Faltando 25 minutos para o encerramento, Daniel Schneider bateu forte com o Oreca #222 da United Autosports na chicane Ford, o que acionou a bandeira vermelha. A atividade foi retomada para os 16 minutos finais, período em que as equipes priorizaram a análise do desgaste dos pneus médios, que superaram 35 voltas de uso em várias equipes das três classes, antes das tentativas finais de voltas rápidas.
confira os resultados: FIA WEC - FP3
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.