Salto de Maurren vira questão da Fuvest
O sucesso da medalhista de ouro Maurren Maggi pôde ser notado em mais um segmento. Em prova de física da segunda fase da Fuvest, realizada nesta quarta-feira, a atleta brasileira foi citada para exemplificar a primeira questão.
do Flamengo em tratamento
» Fuvest divulga prova de física do vestibular 2009
» Terra corrige 5º dia da Fuvest
Maurren foi lembrada em uma pergunta que cobrava conceitos de lançamento oblíquo, exemplificada com o salto em distância da medalhista brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim do último ano.
O salto de ouro de Maurren também inspirou o arquiteto Marcelo Suzuki, que construiu um monumento ilustrando a dinâmica do salto da atleta em São Carlos. Suzuki classificou o feito como um fenômeno físico.
Confira o enunciado completo da primeira questão da prova de física da segunda fase da Fuvest. Um gráfico acompanhava a pergunta.
O salto que conferiu a medalha de ouro a uma atleta brasileira, na Olimpíada de 2008, está representado no esquema ao lado, reconstruído a partir de fotografias múltiplas. Nessa representação, está indicada, também, em linha tracejada, a trajetória do centro de massa da atleta. Utilizando a escala estabelecida pelo comprimento do salto, de 7,04 m, é possível estimar que o centro de massa da atleta atingiu uma altura máxima de 1,25 m (acima de sua altura inicial), e que isso ocorreu a uma distância de 3,0 m na horizontal, a partir do início do salto, como indicado na figura. Considerando essas informações, estime.
a) O intervalo de t¹ em s, entre o instante do início do salto e o instante em que o centro de massa da atleta atingiu sua altura máxima.
b) A velocidade horizontal média, VH, em m/s, da atleta durante o salto.
c) O intervalo de tempo t², em s, entre o instante em que a atleta atingiu sua altura máxima e o instante final do salto.