PUBLICIDADE

Deixar o celular no sol estraga?

Se você deixar o aparelho esquentar demais, pode ser que ele fique mais estragado que a sua pele depois de um dia de praia

25 jan 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
As temperaturas dentro de um carro fechado no sol podem chegar a 70ºC
As temperaturas dentro de um carro fechado no sol podem chegar a 70ºC
Foto: Mateusz Tworuszka / Unsplash

Verão é sinônimo de altas temperaturas e, com ele, vem os cuidados que devemos ter não só com a nossa saúde, mas também com os nossos aparelhos eletrônicos. Um dos itens que mais precisam de cuidado durante o verão é o nosso celular. O nosso companheiro de aventuras é sensível ao calor e pode sofrer danos irreparáveis se exposto a temperaturas muito altas.

A capacidade de suportar calor varia de acordo com o modelo e fabricante do smartphone. Em geral, a maioria dos dispositivos suporta temperaturas de até 35ºC. A partir disso, o calor pode causar sérios problemas, como a redução da vida útil da bateria, a falha de componentes eletrônicos e até mesmo a perda de dados armazenados no dispositivo. 

Para evitar danos ao seu celular durante o verão, é importante tomar algumas precauções simples. Confira as dicas que preparamos para você cuidar do seu smartphone como se estivesse cuidando de você mesmo.

Evite deixar o celular exposto ao sol por longos períodos de tempo

Entrou na piscina e deixou o celular em cima da cadeira debaixo daquele sol de rachar? Provavelmente ele vai aguentar o calor por menos tempo que você. Por mais que você esteja sendo o DJ da festa com seu celular e sua caixinha bluetooth, deixe o seu aparelho em um local com sombra.

Altas temperaturas podem danificar os componentes internos do seu celular
Altas temperaturas podem danificar os componentes internos do seu celular
Foto: Xavier Coiffic / Unsplash

Celular na tomada é para carregar e não para usar

Quando o aparelho estiver carregando, a temperatura interna pode aumentar consideravelmente. Se o dia estiver quente e abafado, evite utilizar o celular enquanto ele estiver plugado na tomada. Essa diferença de temperatura pode encurtar a vida do seu smartphone.

Parou o carro para comprar sorvete? Leve o seu celular com você

Deixar o celular no carro nunca é uma boa ideia. Além do risco de alguém ficar interessado no seu aparelho dentro do veículo, o automóvel vira uma verdadeira estufa debaixo do sol. Segundo estudos da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, a temperatura interna de um carro parado no sol pode chegar a 70ºC. 

Altas temperaturas podem danificar os componentes internos do seu celular
Altas temperaturas podem danificar os componentes internos do seu celular
Foto: Vinicius Amnx / Unsplash

Capas, bolsas e gadgets podem ajudar

Alguns acessórios para o seu smartphone podem ajudar a dissipar o calor direto do sol. Se for para a praia com aquela bolsa térmica que você pegou emprestada da sua tia, pode ser uma boa ideia carregar o seu celular ali. Se for utilizar o celular como GPS no carro, existem suportes com protetor de luz solar direta que podem ser utilizados e amenizar o calor sobre o aparelho.

Celular limpinho é celular fresquinho

As saídas de ar do seu smartphone podem ficar entupidas com poeira, cabelo e sujeira. Uma boa limpeza pode ajudar no resfriamento mais adequado do seu celular. Na dúvida, peça a um técnico para fazer uma limpeza rápida antes da sua viagem. 

Evite respingos e mergulhos na piscina ou no mar

Por mais que o seu aparelho seja de última geração e à prova d’água, o cloro da piscina ou o sal do mar podem fazer mal para o seu smartphone. Vai tirar uma foto perto da água? Tenha o máximo de cuidado. O melhor mesmo é deixar o celular longe da piscina e da água do mar para garantir.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Publicidade