PUBLICIDADE

Conheça roupas inteligentes que protegem contra insetos, calor e queimaduras no verão

Vestimentas dry fit, anti-inseto e com proteção UV podem ser aliadas para quem sofre com as altas temperaturas

18 jan 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Roupas mais leves são a pedida para verão mais confortável
Roupas mais leves são a pedida para verão mais confortável
Foto: Unsplash

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de aproveitar a chegada do verão — até mesmo quando se trata da evolução das roupas. 

Os que não gostam dessa época do ano devido ao suor, insetos, indisposição e até queimaduras de sol podem apostar nas chamadas roupas inteligentes para passar pela estação com mais tranquilidade, conforto, e quem sabe até curtir enquanto não chega o outono.

Tecnologia dry fit

A primeira dica é investir em vestimentas dry fit, que possuem a característica de fazer com que o suor evapore mais rapidamente de nosso corpo.

As peças são feitas de materiais, como poliéster, poliamida e elastano, mais respiráveis que o algodão, por exemplo, e mais leves também.

Devido às fibras sintéticas finas e alongadas, conhecidas como microfibras, o suor é sugado e se espalha com mais facilidade pelo tecido. Isso faz com que a superfície de contato com o ar aumente e a água evapore mais rápidamente. 

Roupas dry fit são comuns no meio esportivo, mas ganharam popularidade no mercado em geral devido à versatilidade dos tecidos e à sensação de conforto causada após a transpiração.

Roupas anti-inseto

Para os que desejam espantar os insetos sem a necessidade de passar repelentes, boa notícia. Hoje em dia, já é possível comprar as roupas, por si só, protegem contra esses bichos. 

Os tecidos das chamadas "roupas repelentes" passam por um tratamento com produtos específicos, que garantem o afastamento dos insetos mesmo após diversas lavagens. Um exempo é a permetrina, versão sintética de um composto químico natural, o píretro, encontrado nas flores de crisântemo.

A permetrina repele a aproximação de insetos, causando irritação e até um efeito paralizante nas patas do bicho caso haja uma insistência de contato. 

Roupas com proteção UV

Quem sofre com queimaduras no versão também pode experimentar utilizar roupas com proteção contra raios ultravioleta (UV).

Essas peças utilizam materiais e métodos de tecelagens que fazem com que raios solares não ultrapassem o tecido e cheguem à pele. Estão disponíveis diferentes modelos de cores, estilos, tamanhos e fator de proteção solar (FPS) no mercado. 

É possível, ainda, aliar às roupas uma pulseira indicativa de raios UV, que mostra o nível de exposição solar mudando de cor. Normalmente feito de silicone, acessório alterna entre tons para mostrar quando é a hora de ficar atento e sair debaixo do sol.

A mesma função também é desempenhada por aparelhos, como smartwatches, de forma completamente digital. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade