0

Por que o discurso de Lady Gaga foi um dos melhores (senão o melhor) da noite do Oscar?

Aqui na The Speaker, os discursos são o que mais nos atrai e, este ano, um deles ganhou muito destaque: o de Lady Gaga.

6 mar 2019
08h00
atualizado em 7/3/2019 às 13h17
  • separator
  • comentários

A cerimônia de entrega do Oscar é um dos eventos mais comentados em todo o mundo. Ainda que o foco sejam as premiações para os melhores do ano, outros aspectos sempre chamam a atenção, como o look dos famosos, a reação ao ser premiado (ou ao não ser premiado) e, claro, os discursos.

Aqui na The Speaker, os discursos são o que mais nos atrai e, este ano, um deles ganhou muito destaque: o de Lady Gaga.

Afinal, por que o discurso de Lady Gaga se destacou tanto? O que podemos aprender com ele? É o que veremos na nossa conversa de hoje. Confira!

Foto: Internet

 

Como foi o discurso de Lady Gaga?

Os discursos no Oscar não são longos. Ao contrário, duram apenas poucos minutos, afinal, são muitos os premiados. A fala de Lady Gaga foi ainda mais curta que as demais, já que ela dividiu o microfone com as outras pessoas envolvidas na sua premiação: seus compositores e músicos com os quais trabalha.

Gaga ganhou o Oscar de melhor canção, com a música Shallow, parte do filme “Nasce uma Estrela”, em que protagoniza a própria Lady Gaga. Na sequência, ela e o ator Bradley Cooper fizeram uma das performances mais comentadas da noite, apresentando a música vencedora.

Muitos dos artistas premiados utilizam os minutos que têm para agradecer diretamente aos seus familiares, amigos e pessoas do seu entorno profissional. Outros, por sua vez, destinam sua fala para outros fins, que podem ser sociais e/ou políticos.

Lady Gaga começou o seu discurso com um curto agradecimento à sua família e seus colegas de trabalho. Em seguida, falou diretamente para as pessoas que estavam assistindo à cerimônia: não os famosos que estavam no teatro, mas quem estava, desde suas casas, ouvindo o seu discurso. “Se você está em casa, sentado em seu sofá e assistindo a isso agora, tudo o que eu tenho a dizer é que isso é trabalho duro”, disse.

Depois, Gaga ainda deixou uma mensagem motivacional. “Eu trabalhei duro por um longo tempo, e não se trata de vencer. Mas isso é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Se há uma disciplina para a paixão, não é sobre quantas vezes você é rejeitado ou espancado. É sobre quantas vezes você se levanta e é valente. E você persevera”.

Por que o discurso de Lady Gaga foi tão comentado na mídia?

Se você está pensando que a resposta é “porque ela é a Lady Gaga, oras”, saiba que você até pode ter razão, mas em partes. É claro que parte da (enorme) repercussão do discurso é o prestígio da própria Lady Gaga, com milhares de fãs por todo o mundo.

No entanto, a potência do discurso também contribuiu e muito para que ele ganhasse destaque na mídia e fosse tão comentado. Afinal, o Oscar é um evento que envolve famosos e, se um dos discursos se destacou tanto, é porque houve motivos para isso, que vão além da fama em si.

Vejamos, segundo aspectos relacionados à oratória, alguns dos motivos pelos quais a fala de Gaga foi uma das melhores da noite:

- Direcionamento

O discurso de Gaga foi direcionado diretamente para as pessoas, como vimos. Tudo isso o torna ainda mais impactante e inspirador, já que a audiência entende e assimila que aquilo está sendo dito para ela.

- Círculo de ouro

O chamado “círculo de ouro” é uma técnica muito comum nos (bons) discursos. Ela é, basicamente, contar o “antes” e o “depois”. No discurso de Lady Gaga, ela cita o antes, dizendo que foi uma fase de lutas, de dedicação. E termina falando do “depois”, que seria a realização dos sonhos, a perseverança.

- Call to action

O “call to action” ou, em português, a “chamada para ação” não é usado apenas para a venda de um produto. Os grandes discursos costumam fazer isso em suas conclusões, convidando seus ouvintes a fazerem algo. No caso do discurso de Gaga, o grande pedido foi para que as pessoas continuem lutando pelos seus sonhos, sem desistir.

- Emoção

Sem sombra de dúvidas, um dos aspectos principais que fizeram do discurso de Gaga um dos melhores da noite foi, justamente, a emoção que a artista conseguiu transmitir. Com isso, sua fala provavelmente inspirou muitas pessoas, que também se emocionaram com suas palavras.

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade