PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Como palestrar para um público leigo?

Um dos grandes desafios na comunicação é dialogar com pessoas que têm saberes e experiências diferentes aos nossos.

8 nov 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker! Tudo bem com você?

Um dos grandes desafios na comunicação é dialogar com pessoas que têm saberes e experiências diferentes aos nossos.

Como conseguir ser interessante? Como adaptar a fala e torná-la compreensível a todos os públicos? Quais estratégias usar?

Essas e outras dúvidas costumam aparecer com frequência e é fundamental esclarecê-las. Afinal, saber quais abordagens funcionam para audiências não especializadas no assunto do qual trataremos é essencial.

É sobre isso a nossa conversa de hoje! Siga a leitura e veja como palestrar para um público leigo!

Planeje uma introdução de impacto

Quando nos apresentamos para um público leigo, temos um desafio principal e imediato: lidar com a resistência que esse público pode ter em nos ouvir. Por isso mesmo, é indispensável planejar uma introdução impactante.

Quais são boas opções? Uma manchete sobre o tema, uma notícia recente, uma pergunta que instigue à discussão ou, ainda, começar a contar uma história – que você irá desenvolver ao longo da sua fala.

Priorize informações

Apresentações para públicos especializados podem ser mais densas. Isto é, se você vai falar sobre engenharia para uma plateia repleta de engenheiros, pode abordar um número mais amplo de informações porque elas são mais facilmente assimiladas.

Por outro lado, ao se tratar de um público não-especializado, é preciso priorizar bem o que será dito para garantir que o principal esteja em foco. Então, selecione bem dados, histórias e argumentos que irá incluir na sua fala.

Use termos técnicos ou de nicho com equilíbrio

Um dos grandes problemas de comunicadores na hora de falar para um público leigo é insistir em usar termos muito técnicos ou de nicho. Isso ainda acontece porque há uma falsa sensação de que, dessa forma, ganha-se mais autoridade.

Na prática, poluir a sua fala com termos inacessíveis só te distancia das pessoas que estão te assistindo. Então, sim, use alguns termos técnicos para mostrar autoridade, mas dose esse uso e facilite a compreensão da sua mensagem.

Conte uma boa história

Uma das melhores estratégias para engajar o público é contar uma boa história. Na prática, isso significa inserir o seu conteúdo em uma narrativa interessante e mais próxima do dia a dia da sua audiência.

Para públicos leigos, essa também é uma forma de aumentar a compreensão e diminuir as distâncias entre o que é dito e o que é vivenciado por essas pessoas. Atenção: para contar uma boa história, conheça bem o seu público.

Mostre imagens nos slides

Slides, se bem utilizados, são bons aliados em apresentações, sobretudo aquelas para públicos não-especializados. Mostrar imagens nos slides é uma boa opção – e uma técnica muito aplicada por grandes comunicadores, como o Steve Jobs.

Além das imagens, usar palavras-chaves para cada tópico também é uma boa ideia. Se for falar sobre números, recorra a gráficos, tabelas e imagens do tipo, que facilitam a compreensão e dinamizam a sua mensagem.

Use a linguagem não-verbal a seu favor

Não nos comunicamos apenas pelo que dizemos e é muito importante se lembrar disso ao se preparar para uma palestra. Pense em seus gestos, postura, contato visual e uso da voz, porque são mecanismos principais para chamar e reter a atenção.

No começo desta nossa conversa, eu disse que um dos desafios de palestrar para um público leigo é, justamente, reter a atenção. E não é preciso fazer isso só na introdução, mas em toda a sua fala. Use a linguagem não-verbal a seu favor!

Conheça o seu público

É mais fácil conhecer um público que tenha características e saberes similares aos nossos, não é? Quando o público é não-especializado no assunto do qual falaremos, a atenção à abordagem que vamos usar deve ser muito maior.

Conheça esse público, informe-se sobre o quanto sabe sobre o tema central da sua fala, quais são seus hobbies, seus costumes principais, dores e desejos. Quanto mais informações você tiver, mais certeira será a sua abordagem.

Ficou com alguma dúvida sobre este tema, Speaker? Escreva para mim ou entre em contato com a minha equipe de especialistas em Comunicação!

Até a próxima!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/palestrando-para-um-publico-leigo-desafios-e-tecnicas-principais/

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade