PUBLICIDADE

Blog The Speaker

A Importância da Oratória para o Mundo Digital

Quer saber como a oratória pode impulsionar minha comunicação na web? Venha comigo!

31 out 2018 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Speakers! Tudo bem com vocês?

Prontos para mais dicas de oratória aqui da The Speaker? Então, vamos lá!

A nossa conversa de hoje é importante em vários sentidos, tanto no que se refere às exigências de um mercado profissional cada vez mais competitivo quanto às necessidades pessoais que temos para nos comunicar no mundo digital.

A oratória, como ciência, surgiu há muito tempo atrás, mas, ao contrário do que pensam alguns, evolui e se modifica de acordo com as mudanças na forma como as pessoas consomem e produzem informação. E é por isso que tem enorme importância também para o mundo digital.

Há uma forma mais assertiva para publicar vídeos na internet? E o conteúdo das minhas redes sociais, também tem a ver com a oratória? Confira essas e outras dúvidas neste post!

Foto: Shutterstock

Por que é preciso saber se comunicar (bem) na web?

Passamos MUITAS horas do nosso dia de olho na web, seja respondendo e-mails, conferindo posts nas redes sociais, assistindo a vídeos no youtube ou falando com amigos através de algum app.

Antes, a web era, majoritariamente, um espaço de lazer. No entanto, com o enorme alcance que as novas mídias, especialmente as redes sociais, tiveram, as empresas e marcas também passaram a acrescentar o mundo digital às suas prioridades.

Hoje, independente de qual seja o nicho ao qual nos dedicamos, é preciso estar atento para as exigências do digital e saber como usar essas ferramentas para impulsionar nosso próprio trabalho.

Tanto é assim que um dos requisitos para ingressar no mercado de trabalho é dominar minimamente as plataformas da web, que aumentaram a velocidade com a qual nos comunicamos – com amigos, clientes, equipes de trabalho, investidores e outras empresas.

Por tudo isso, saber se comunicar bem na web é tão essencial. Afinal, as oportunidades para quem tem essa habilidade são muitas. Resumindo: não são apenas youtubers ou profissionais similares que precisam saber usar ferramentas digitais. Todos nós, em algum momento, usaremos esse tipo de plataforma: numa entrevista de emprego via Skype, na gravação de um vídeo para uma equipe multidisciplinar... entre outras situações.

Como a oratória pode impulsionar minha comunicação na web?

Como costumo dizer por aqui, a oratória é uma grande aliada. Isso acontece porque saber se comunicar bem é, em prática, ter um enorme poder nas mãos.

Na web, a velocidade é muito alta. Um conteúdo pode viralizar com poucos minutos, o que aumenta bastante a possibilidade de inspirar outras pessoas e obter certos resultados.

Na gravação de vídeos, por exemplo, dominar algumas técnicas de oratória faz TODA a diferença. O mesmo vale para outras situações similares, como entrevistas de emprego via Skype ou gravação de vídeos para equipes de trabalho.

Para os vídeos, é fundamental saber gesticular e usar a linguagem não-verbal como uma estratégia comunicacional. Uma boa postura e o contato visual impulsionam um vídeo, aumentando, assim, a interatividade com quem assiste.

Falar com clareza, usando frases curtas e simples, é outra técnica da oratória indispensável para o universo digital, já que, nesse espaço, as pessoas querem informações rápidas e, se a mensagem vem de forma muito lenta (como um vídeo que não vai direto ao ponto, por exemplo), elas fecham a página e buscam outras fontes mais interativas.

Nas redes sociais, o raciocínio é basicamente o mesmo. Hoje, praticamente todas as principais mídias têm a possibilidade de publicação de vídeos (os chamados Stories) e conseguir aproveitar as vantagens dessa ferramenta é muito interessante, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Estar atentos à linguagem, ao cenário e até mesmo à roupa que usamos são cuidados necessários para a produção de vídeos e publicação de Stories na web. Quando bem utilizadas, essas ferramentas são muito positivas para uma pessoa ou marca. No entanto, se nos equivocamos na hora de usá-las, podemos até mesmo prejudicar nossa imagem e da marca que representamos.

Como ter uma melhor presença na web? Investindo na própria comunicação, Speakers! Para isso, buscar um treinamento em oratória moderno, que esteja em sintonia com as novas exigências do mercado, é uma opção sensata e eficaz.

Conheça os treinamentos em oratória da The Speaker e escolha o que mais atenda às suas necessidades. Temos modalidades online e presencial, individual ou in company e também treinamentos bilíngues. Te esperamos!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade