Filho de Fábio Assunção se reinventa após frustração com carreira de ator e comemora sucesso de produtora
João Assunção fundou a Lemon Soda Hub, que, em menos de dois anos, já expandiu operações
João Assunção, filho de Fábio Assunção, superou um ano frustrante como ator e fundou a produtora Lemon Soda Hub, que, em menos de dois anos, já apresenta amplo crescimento e resultados lucrativos.
Há quem empreenda por vocação, por necessidade e há aqueles que se descobrem empreendedores meio que por acaso. Foi assim com João Assunção, filho do ator Fábio Assunção. Hoje, com 22 anos, ele é CEO da produtora Lemon Soda Hub. O título veio para somar em um currículo que já contempla trabalhos como ator e a recente graduação em Relações Internacionais, concluída este ano pela ESPM.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
João confessa que se jogou no projeto da produtora depois de passar por um ano frustrante como ator. Seguindo os passos do pai, ele fez seu primeiro filme aos 10 anos de idade. Mais recentemente, apareceu em grandes produções do streaming como De Volta aos 15, da Netflix, e O Hóspede Americano, da HBO Max.
Mas, em 2023, nada deu certo. “Eu fiz muito teste, muito. Mas não peguei nada. Foi um ano muito frustrante”, conta. Mesmo já estando ocupado com os estudos na faculdade, João conta que não conseguia ficar parado e foi em busca de novas oportunidades profissionais.
“Eu ia sempre batendo na porta das pessoas. E batendo na porta, eu cavei uma peça para eu fazer. Foi uma leitura dramática da Gaivota, que é uma peça do [Anton Pavlovitch] Tchekhov. E aí, no meio do processo, eu acabei produzindo a peça junto com quem estava fazendo. E tive, na verdade, um interesse gigantesco pela produção. Me envolveu muito”, relembra.
Somado a isso, João passou a produzir vídeos para o seu próprio Instagram junto com um colega, editor de vídeos. “Ele começou a pedir para eu indicar uns clientes para ele, de edição. Depois de um tempo, todos os clientes dele já eram indicações minhas. Eu fiz uma base legal. E falei, ‘cara, vamos montar uma empresa’”, resume.
A ideia saiu do papel no início do ano passado e, hoje, a Lemon Soda Hub já conta com uma equipe de 10 pessoas. João prefere não compartilhar os números de faturamento, mas garante que a empresa já surgiu lucrativa e está em amplo crescimento. “A gente bateu o faturamento de 2024 em março deste ano”, revela.
A empresa nasceu como uma mini produtora de vídeos, focada, principalmente, em entregas para as redes sociais. Agora, ela está dividida em dois braços: a Lemon Soda Agency, que é uma agência de comunicação, e a Lemon Soda Movies, produtora focada em projetos como curta-metragens, videoclipes e publicidade.
O sonho é que a agência de comunicação cresça ao ponto de ter vários times atendendo a vários clientes ao mesmo tempo. “A gente quer ficar na nossa que é a especialidade em conteúdo, em vídeo. Mas a esperança é que isso cresça, porque tem clientes de todos os tipos”, analisa João.
Com a produtora de filmes, no longo prazo, o jovem espera ter a capacidade logística para focar em projetos autorais.
A paixão pela atuação
A nova empreitada não afastou João da atuação. Ele conta que participou de uma peça no início deste ano e atuou em um curta produzido pela Lemon. “São projetos esporádicos com menos frequência, eu diria. Mas porque realmente surgiram outras coisas na minha vida que começaram a fazer muito sentido. A atuação não parou de fazer sentido. Ela só hoje compete com uma força aí muito forte."
Filho de ator, é natural imaginar que o pai o empurre para a atuação. Mas João garante que recebe apoio incondicional de Fábio Assunção em todas as frentes que decide se arriscar. Lá no início, claro, houve um dedo do pai. Agora, é o que a atuação desperta em João que faz ele querer continuar.
“Eu amo atuar. Realmente quando eu era mais novo e eu decidi que eu ia fazer isso foi por causa de uma paixão muito grande. E eu ainda tenho ela”, afirma João.