Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vendas no varejo recuam 5,9% em janeiro, diz Stone

11 fev 2026 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários

O ‌comércio varejista brasileiro registrou queda de 5,9% nas vendas em janeiro sobre um ano antes e recuo de 1,3% ante dezembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela empresa de ⁠meios de pagamento StoneCo.

Na base mensal, apenas ‌um dos oito segmentos analisados apresentou alta em janeiro, o de Hipermercados, Supermercados, Produtos ‌Alimentícios, Bebidas e Fumo, com ‌elevação de 1,4%, influenciado pela recente ⁠deflação da alimentação no domicílio, segundo a Stone.

Já na comparação com o mesmo período de 2025, todos os oito segmentos analisados apresentaram retração, sendo a maior queda observada em ‌Combustíveis e Lubrificantes (15,1%). Na sequência, Artigos Farmacêuticos (7,5%), ‌Tecidos, Vestuário e ⁠Calçados (6,7%), Livros, ⁠Jornais, Revistas e Papelaria (5,5%), Material de Construção (4,7%), Outros Artigos ⁠de Uso ‌Pessoal e Doméstico (4,6%), Hipermercados, ‌Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (4,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (2,3%).

De acordo com Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, o ⁠desempenho do varejo em janeiro reforça um início de ano mais desafiador para o setor.

"Embora o mercado de trabalho ainda apresente resultados robustos e ‌siga sustentando a renda, já há sinais de moderação, enquanto o consumo permanece pressionado por ⁠um ambiente financeiro restritivo. Juros elevados, crédito mais caro e um nível historicamente alto de endividamento das famílias continuam limitando o espaço para novas compras", disse Freitas.

Olhando para as regiões do Brasil, apenas um Estado apresentou crescimento na comparação anual, o Amapá, com alta de 2,9% nas vendas. Entre os com retração, o pior resultado foi visto no Rio Grande do Sul, com recuo de 10,2%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade