PUBLICIDADE

Veja 7 passos para obter um financiamento para sua startup

Conseguir recursos para alavancar a empresa é o momento que marca a história da companhia

30 jul 2014 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Antes de pedir pelo financiamento, é bem provável que você terá que argumentar sobre seu negócio muitas vezes</p>
Antes de pedir pelo financiamento, é bem provável que você terá que argumentar sobre seu negócio muitas vezes
Foto: Dreamstime / Terra

A vida de qualquer empresário seria mais fácil se houvesse uma fórmula que ajudasse a conseguir um financiamento para sua startup. Porém, sabemos que não é bem assim que funciona.

Conseguir recursos para alavancar a empresa é o momento que marca a história da companhia.

Para ajudar novos empreendedores, a Forbes selecionou sete passos que devem contribuir com a busca de um financiamento. Confira:

1 – Tenha um plano de ataque

Um grande mito é que ter um plano de negócios automaticamente te garante financiamento. Na realidade, o plano de negócios é necessário para explicar aos investidores o que sua empresa faz, com informações de marketing, métricas financeiras e datas de lançamento de produtos. Seu negócio não precisa ser completamente formal. Independentemente da forma que você apresenta seu plano de negócios, isso é um passo crucial para conseguir fundos para sua startup.

2 – Faça a sua lição de casa

É preciso saber quanto dinheiro é necessário para começar. O especialista em startup John Rampton aconselha calcular suas despesas antes de procurar o financiamento. Segundo ele, investidores querem saber quanto dinheiro é necessário para viabilizar a startup. E isso inclui tudo, desde equipamento de escritório a seguros.

3 – Comece a procurar por dinheiro

Se você precisa de muito dinheiro, algumas das opções que geralmente investem ou emprestam para startups são fundos de capital de risco, bancos, investidores-anjo e programas do governo.

4 – Network

Às vezes, a melhor maneira de conseguir um financiamento é pelo bom e velho network. A rede social LinkedIn é uma boa maneira de ampliar sua rede de possíveis investidores. Também procure por escritórios colaborativos. Além de compartilhar o espaço de escritório, você tem a chance de conviver lado a lado com pessoas que tenham dinheiro para investir ou que possam indicar investidores confiáveis.

5 – Esteja preparado

Antes de pedir pelo financiamento, é bem provável que você tenha que argumentar sobre seu negócio muitas vezes. Não fique frustrado e siga essas dicas: descreva seus objetivos, conheça as pessoas com quem você vai se reunir, tenha perguntas prontas e deixe uma boa primeira impressão.

6 – Apresente-se bem

O documento de sua apresentação deve ter: visão, oportunidade de mercado, o problema que irá solucionar, produtos e serviços, estratégia de marketing e crescimento, equipe de gestão, dados financeiros, concorrentes e o pedido de investimento.

7 – Seja persistente

Não é bom importunar os potenciais investidores, mas é necessário fazer um acompanhamento. Verificar de vez em quando se já há uma resposta demonstra que você leva seu negócio a sério. 

Aprenda a abrir o próprio negócio Aprenda a abrir o próprio negócio

Quer realizar o sonho de montar o próprio negócio? Aprenda como se preparar da melhor maneira e destaque-se no mercado!Curso certificado pelo MEC, comece já!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade