Trump se encontra com Powell, alvo de suas críticas sobre juros, para discutir cenário econômico
Republicano tem criticado presidente do BC americano há meses por ser 'lento demais' no corte dos juros; Powell não discutiu política monetária no encontro, segundo nota do Fed
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, encontrou-se nesta quinta-feira, 29, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, para discutir os desdobramentos econômicos, incluindo crescimento, emprego e inflação, de acordo com uma nota do BC americano. O convide para o encontro partiu do presidente.
A reunião ocorre em meio às exigências de Trump para que o Fed reduza imediatamente as taxas de juros. O republicano tem criticado Powell há meses por ser "lento demais" para fazer isso, chegando a chamá-lo de "grande perdedor".
"Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, exceto para enfatizar que a trajetória da política dependerá inteiramente das informações econômicas recebidas e do que isso significa para as perspectivas", menciona o texto.
Segundo a nota do Fed, Powell reiterou para Trump que ele e os outros dirigentes que integram o comitê do BC americano definirão a política monetária, conforme exigido por lei, para sustentar o emprego máximo e a estabilidade de preços, "e tomarão essas decisões com base exclusivamente em análises cuidadosas, objetivas e apolíticas".