Confira como pagar o IPTU em Aracaju
O recolhimento do IPTU 2010 de Aracaju começa no dia 29 de março, data de vencimento da primeira parcela ou da cota única. O pagamento poderá ser feito em até oito vezes. Quem optar pelo pagamento à vista e não tiver dívida com o município terá desconto de 10%. Se o contribuinte tiver dívida, ainda assim, terá desconto de 5% caso pague em cota única.
No escalonamento feito pela Secretaria Municipal de Finanças, os bairros da capital foram divididos em seis grupos, sendo que o primeiro grupo a pagar o tributo será formado pelo Centro, São José, Jardins, 13 de Julho, Salgado Filho, Grageru e Atalaia.
Os contribuintes de Lamarão, Soledade, Cidade Nova, Palestina, Bugio, Jardim Centenário, Olaria e Santa Maria, que formam o último grupo, têm o vencimento da primeira parcela prevista para o dia 6 de abril.
Desde o dia 4 de janeiro, a prefeitura possibilita a renegociação para aqueles que têm dívidas com os tributos municipais (IPTU, ISS e Taxa de Localização e Funcionamento). Os débitos poderão ter as multas reduzidas em até 90% e os juros abatidos em até 50% para os contribuintes que quitá-los à vista.
Imóveis residenciais com valor igual ou inferior a R$ 5.833 estão isentos da cobrança do IPTU. Os contribuintes que possuem renda familiar de até R$ 930 também têm direito à isenção.
O contribuinte que não receber o carnê em sua residência até o dia de vencimento de sua primeira parcela pode imprimir o Documento de Arrecadação Municipal no site da prefeitura (www.aracaju.se.gov.br) ou se dirigir às Centrais de Atendimento ao Cidadão, localizadas no Shopping Riomar e no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite.
O pagamento poderá ser feito na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banese, por meio das agências bancárias e internet banking. O pagamento também poderá ser feito nos correspondentes bancários e casas lotéricas.