Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trabalha neste feriado de Finados? Saiba se tem direito de receber dobrado

Lei trabalhista prevê compensações para o trabalho em feriados

2 nov 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Ministério da Fazenda irá publicar edital com informações sobre como reaver dinheiro esquecido
Ministério da Fazenda irá publicar edital com informações sobre como reaver dinheiro esquecido
Foto: JF DIORIO /ESTADÃO / Estadão

Neste sábado, 2º, é feriado em todo Brasil do Dia de Finados. Em 2024, a data caiu no fim de semana. Para uma parcela dos trabalhadores, o sábado representa um dia de descanso, mas para outras é mais um dia normal de trabalho. E o que a legislação diz sobre quem cumpre expediente nesse dia?

De acordo com a legislação brasileira, o trabalho no feriado pode ser compensado com uma folga na semana ou a remuneração do empregado deve ser dobrada neste dia. Por exemplo, se o valor normal da hora de trabalho do colaborador é de R$15, ao trabalhar nos feriados, a hora deverá ser paga em dobro, ou seja, R$30.

"O funcionário irá receber a remuneração pelo dia trabalhado em dobro, ou, se a empresa tiver algum acordo de compensação de jornada ou banco de horas, ele poderá receber uma folga compensatória por esse feriado trabalhado", explica o advogado Pedro Chaloub, especializado em Direito e Processo do Trabalho.

Essas normas estão estabelecidas nos artigos 8º e 9º da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949:

  • O artigo 8º: "Excetuados os casos em que a execução do serviço for imposta pelas exigências técnicas das empresas, é vedado o trabalho em dias feriados, civis e religiosos, garantida, entretanto, aos empregados a remuneração respectiva, observados os dispositivos dos artigos 6º e 7º desta lei";
  • O artigo 9º: "Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga".

Não se encaixam nas regras aqueles funcionários que cumprem jornada de trabalho de 12x36, que consiste em uma jornada de 12 horas seguidas e 36 horas ininterruptas de descanso. Neste caso, se a escala de trabalho cai no feriado, não há direito a uma folga compensatória.

Feriados

Diferentemente de outubro, o mês de novembro possui uma gama maior de dias de descanso para os trabalhadores. No âmbito nacional, são três feriados ao todo.

  • Dia de Finados: 2 de novembro (sábado)
  • Proclamação da República: 15 de novembro (sexta-feira)
  • Consciência Negra: 20 de novembro (quarta-feira)
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade