Setor manufatureiro alemão encerra 2025 em desaceleração mais profunda, mostra PMI
O setor manufatureiro da Alemanha enfrentou uma desaceleração mais profunda no final de 2025, com a produção caindo pela primeira vez em 10 meses em dezembro, em meio a uma queda sustentada da demanda, mostrou uma pesquisa na sexta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) final do HCOB para o setor manufatureiro alemão, compilado pela S&P Global, caiu para 47,0 em dezembro, de 48,2 em novembro, uma queda maior do que a leitura preliminar de 47,7 para o último mês do ano.
As leituras abaixo de 50,0 indicam contração, enquanto as acima dessa marca indicam crescimento.
O declínio foi em grande parte impulsionado por uma queda acentuada nas vendas de exportação, o quinto recuo consecutivo e o mais acelerado desde dezembro de 2024.
"A manufatura havia mostrado indícios de recuperação mais cedo em 2025, mas a desaceleração se aprofundou novamente em dezembro, liderada por investimentos e bens de consumo", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank AG.
A pesquisa destacou um ambiente desafiador para os fabricantes alemães, com o emprego, a atividade de compras e os estoques de insumos sofrendo cortes mais profundos.
Os números da força de trabalho caíram à taxa mais acentuada em seis meses.
No entanto, os fabricantes permaneceram otimistas em relação à produção futura, com as expectativas atingindo o maior nível em seis meses.