Fabricante chinesa de chips de IA Biren dispara na estreia em Hong Kong
As ações da fabricante chinesa de chips de IA Shanghai Biren Technology fecharam com alta de 76% em sua estreia na bolsa de Hong Kong nesta sexta-feira, sendo a primeira listagem do centro financeiro em 2026.
As ações da empresa abriram a 35,70 dólares de Hong Kong, atingiram uma alta intradiária de HK$42,88 e fecharam a HK$34,46, um aumento de 76% em relação ao preço de oferta de HK$19,60.
Isso se compara a um aumento de 2,8% do índice de referência Hang Seng . A Biren também foi a terceira ação mais negociada em termos de volume de negócios na bolsa de Hong Kong.
A forte estreia segue um ano de grande sucesso para o mercado acionário de Hong Kong em 2025 e anuncia uma onda de ofertas de chips e IA este ano, à medida que a China acelera os esforços para fortalecer as alternativas domésticas em resposta às restrições dos EUA às exportações de tecnologia.
"As startups chinesas de IA estão abrindo seu capital mais rapidamente do que as gigantes americanas graças a uma política doméstica de apoio, caminhos claros para as receitas de clientes corporativos e, o mais importante, uma avaliação pequena o suficiente para o atual mercado de IPO", disse Winston Ma, professor adjunto da NYU School of Law e ex-diretor da América do Norte do CIC, o fundo soberano da China.
Li He, sócio do escritório de advocacia Davis Polk que trabalhou em várias IPOs de IA, incluindo a da Biren, disse que essa onda de ofertas de IA reflete a convicção dos investidores e a necessidade dos emissores.
"A IA é fundamentalmente transformadora, o que gera um grande apetite por parte dos investidores", disse Li.
A Biren levantou HK$5,58 bilhões com a venda de 284,8 milhões de ações H a HK$19,60 cada, o valor máximo da faixa comercializada.