Senado: indicados pelo governo à diretoria do Banco Central serão sabatinados em 27 de junho
Segundo Vanderlan Cardoso, presidente da comissão responsável pela sabatina, data foi escolhida para não causar ruído com a reunião do Copom, em 20 e 21 de junho
BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse ao Estadão/Broadcast que as sabatinas dos indicados pelo governo para a diretoria do Banco Central serão no dia 27 deste mês. De acordo com ele, é possível que o plenário vote as indicações no mesmo dia.
A comissão avaliava realizar as sabatinas no dia 20. Vanderlan explicou a escolha por outra data. "É para evitar ruído perto do Copom", disse ele. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 7.
O Copom vai realizar a próxima reunião nos dias 20 e 21. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem feito críticas públicas ao patamar atual dos juros, definido justamente pelo Copom.
O Executivo indicou Gabriel Galípolo, braço direito do ministro Fernando Haddad (Fazenda), para a diretoria de Política Monetária, e Ailton Aquino para a diretoria de Fiscalização. Quando as indicações saíram, a expectativa era que o Senado corresse para votar os nomes antes da reunião do Copom.