Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Índice STOXX 600 estende série recorde com alta de ações financeiras e de tecnologia

15 jan 2026 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários

O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um novo recorde nesta quinta-feira, impulsionado por ações financeiras e de tecnologia, conforme investidores avaliaram vários balanços corporativos positivos e sinais ‌de resistência da economia alemã.

Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha
14 de janeiro de 2026
REUTERS/
Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha 14 de janeiro de 2026 REUTERS/
Foto: Reuters

O STOXX 600 fechou em alta de 0,49%, a 614,57 pontos. O ‌setor de tecnologia ganhou 2,3% e pairou sobre níveis vistos pela última vez em 2000, enquanto o de serviços financeiros saltou 2,2%.

As ações da ASML , a maior fabricante de equipamentos para chips, subiram 11,2%, atingindo um recorde e ultrapassando a marca de US$500 bilhões em ‍valor de mercado, depois que os fortes lucros da TSMC , a principal produtora mundial de chips avançados de inteligência artificial (IA), melhoraram o humor em todo o setor de semicondutores.

"A Europa está atrasada em relação ao gasto de capital quando se ‌trata de infraestrutura de IA. Há gargalos dos quais precisamos ‌estar cientes, mas é quase certo que a indústria de tecnologia europeia pode desempenhar um papel maior quando se trata de IA", disse Shaan Raithatha, economista sênior do Investment Strategy Group da Vanguard.

O setor financeiro foi impulsionado por fortes atualizações do gestor financeiro britânico Schroders e da empresa suíça de private equity Partners Group .

O STOXX 600 registrou ganhos em sete das últimas dez sessões deste ano, sustentado por ganhos nos setores de defesa e de commodities, à medida que as tensões geopolíticas se acalmaram. O STOXX 600 também superou o desempenho do índice de referência dos EUA S&P 500 até agora neste ano.

Por outro lado, as ações de luxo apagaram ganhos iniciais e caíram 1,3%.

Dados macroeconômicos também contribuíram para o tom positivo nesta quinta-feira. A economia alemã cresceu pela primeira vez em três anos, segundo dados divulgados, impulsionada por maiores gastos do governo e do consumidor.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,54%, a 10.238,94 pontos.

Em FRANKFURT, o índice ‌DAX subiu 0,26%, a 25.352,39 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,21%, a 8.313,12 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,44%, a 45.849,77 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,30%, a 17.642,70 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,40%, a 8.601,78 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade