Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seguro fiança, como funciona? Entenda o método para locar imóvel

O seguro fiança é uma alternativa ágil e segura que pode facilitar a locação de imóveis. Saiba como funciona.

26 jun 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O seguro fiança é uma modalidade de garantia para aluguel que substitui fiador e caução, trazendo agilidade, segurança jurídica e financeira, com custos parceláveis e coberturas que incluem aluguel atrasado, danos ao imóvel e taxas, sendo vantajoso tanto para inquilinos quanto para proprietários.
Imagem mostra mão segurando uma chave de casa e na outra miniatura de uma casa.
Imagem mostra mão segurando uma chave de casa e na outra miniatura de uma casa.
Foto: Notícias de Mogi

A locação de um imóvel pode ser um processo mais complicado quando o assunto é a exigência de garantias por parte de imobiliárias e proprietários, como é o caso do fiador ou do caução. 

Por isso, é preciso saber o que é o seguro fiança, como funciona essa modalidade de garantia e por que ela pode ser uma solução eficaz para quem busca alugar imóveis com mais segurança e praticidade. 

A modalidade ajuda a evitar entraves no processo de locação, tornando o processo mais ágil. 

Um dos diferenciais é que o seguro fiança elimina a necessidade de envolver amigos ou familiares na garantia do contrato de aluguel, o que pode ser interessante para quem não tem fiador ou valores altos para caução, por exemplo.

O que é seguro fiança?

O seguro fiança é um tipo de garantia presente na locação de imóveis. A modalidade substitui o fiador e o caução e dá respaldo ao proprietário do imóvel em casos de inadimplência ou outros gastos relacionados ao aluguel.

Com o seguro fiança é firmado um contrato entre o inquilino e uma seguradora, que se torna responsável por cobrir prejuízos financeiros ao locador, em situações como não pagamento do aluguel, por exemplo. 

Com essa modalidade, um contrato de aluguel pode ser fechado sem necessidade de indicação de uma pessoa física como garantidora do contrato, também conhecida como fiador.

A modalidade também é uma alternativa ao depósito caução, que exige o pagamento antecipado de um valor alto como garantia, geralmente de um a três aluguéis. 

Com o seguro fiança, o valor pago como garantia pode ser parcelado, conforme as condições da seguradora que oferece o seguro. Quem contrata esse seguro é o inquilino (chamado de “garantido” no seguro fiança). O principal beneficiado é o proprietário do imóvel (segurado).

O seguro fiança, que está previsto pela Lei do Inquilinato no artigo 37, pode ser usado para a locação de diferentes tipos de imóveis, principalmente residenciais, já que atende a um público que pode ter dificuldade em apresentar fiador ou valor alto para fazer o depósito do caução.

Seguro fiança, como funciona?

O seguro fiança funciona da seguinte maneira:

  • O corretor de imóveis ou imobiliária responsável pela locação apresenta uma seguradora. Também é possível fazer a contratação diretamente com essa seguradora;
  • A empresa faz uma análise de crédito para avaliar aspectos como documentos, renda, histórico financeiro e perfil do inquilino e do imóvel;
  • Caso o inquilino seja aprovado na análise de crédito, é feita a emissão da apólice de seguro, que traz todas as informações sobre o seguro fiança, como o prêmio (valor que deve ser pago pelo inquilino durante a vigência do contrato de seguro).
  • Com o pagamento, que pode ser à vista ou parcelado, o seguro passa a valer junto com o contrato de locação. É comum que o contrato tenha duração de um ano, mas ele também pode ter o mesmo tempo do contrato de aluguel.

Caso o inquilino atrase o pagamento do aluguel ou, eventualmente, descumpra alguma cláusula contratual da locação, o proprietário do imóvel pode acionar a seguradora.

A partir do acionamento, a seguradora poderá cobrir os valores devidos ao proprietário e tentar, posteriormente, reaver com o locatário os valores gastos.

O seguro fiança protege não apenas o pagamento do aluguel em si, mas também pode ser usado para cobrir danos ao imóvel, encargos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e condomínio, contas de água e outros valores, de acordo com as condições da apólice.

A apólice do seguro fiança fica vinculada ao contrato de locação e serve como garantia para o locador durante a vigência do acordo de aluguel, com renovação anual ou pelo tempo previsto no próprio contrato de aluguel.

Quais coberturas o seguro fiança oferece?

O seguro fiança oferece uma série de coberturas. Uma das mais conhecidas é o pagamento do aluguel atrasado, cobrindo os valores devidos em caso de inadimplência do inquilino. Com isso, se não houver pagamento do aluguel em um determinado mês, o seguro fiança permite que a seguradora faça o pagamento ao proprietário.

Isso não elimina a inadimplência com o aluguel e a seguradora pode buscar vias judiciais para cobrar os valores de inquilinos devedores.

Além disso, a apólice do seguro fiança também pode cobrir o pagamento de taxas como condomínio, IPTU, contas de água e de luz. Porém, é preciso conferir a apólice e se a seguradora oferece cobertura para itens como esses.

Outra proteção que pode estar incluída no seguro fiança está relacionada a danos causados ao imóvel durante a locação. A seguradora pode indenizar o locador se houver prejuízos financeiros ao imóvel, assim como se houver rescisão antecipada do contrato.

Por fim, existem seguradoras que oferecem, dentro do seguro fiança, produtos como assistência 24 horas ou serviços de profissionais como chaveiro, encanador e eletricista. A oferta, entretanto, varia conforme o plano escolhido e a empresa seguradora, que não é obrigada a fornecer esses diferenciais.

Vantagens do seguro fiança

O seguro fiança traz diversas vantagens, seja para inquilinos, seja para proprietários e imobiliárias, com praticidade e agilidade. Entre as principais, estão:

  • Quem será o inquilino ao fechar o contrato de aluguel não precisa apresentar fiador, posição que exige imóvel próprio e renda alta, aspectos que nem sempre são fáceis de localizar entre amigos ou familiares;
  • Acelera e aumenta as chances de aprovação para um contrato de aluguel, já que a seguradora faz a análise de crédito para oferecer a garantia;
  • Traz segurança financeira e jurídica para o locatário, que pode receber os valores devidos com mais rapidez e respaldo legal, mesmo em caso de inadimplência do inquilino;
  • Permite a inquilinos o pagamento do seguro em parcelas, sem uso de grandes quantias de dinheiro como no caso do depósito caução.

Quanto custa o seguro fiança?

O valor do seguro fiança pode variar de acordo com diferentes fatores, como renda e situação financeira/perfil de crédito do inquilino, valor do aluguel, tipo de imóvel e risco de inadimplência.

Porém, é comum que o custo seja equivalente ao valor de um ou dois aluguéis por ano. Vale lembrar que o pagamento pode ser feito à vista ou de maneira parcelada.

Em alguns casos, o parcelamento do seguro fiança pode acompanhar a duração do contrato de aluguel, o que facilita o pagamento para o inquilino. Isso pode evitar gastos de valores altos no início da locação, como ocorre com o caução.

Quando vale a pena contratar o seguro fiança?

O seguro fiança é uma opção interessante para pessoas que não possuem um fiador disponível no momento de fechar um contrato de aluguel. A garantia também atende a pessoas com restrições de crédito, mesmo quando elas possuem renda comprovada para fechar o contrato.

Outra situação em que o seguro fiança pode valer a pena é quando há necessidade de urgência no fechamento do contrato. Com a análise de crédito feita diretamente pela seguradora, a liberação do aluguel pode ocorrer mais rapidamente, agilizando a entrega das chaves para os inquilinos.

Já para quem é proprietário, essa modalidade de garantia pode valer a pena pelo menor risco de inadimplência, pois há a garantia de recebimento dos valores do aluguel, sem a necessidade de recorrer a ações judiciais contra o inquilino.

Para saber mais sobre finanças, aluguéis, seguros e soluções diversas que facilitam o dia a dia financeiro, acesse os conteúdos do site Terra Dinheiros!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade