Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como usar o 13º para amortizar o financiamento imobiliário

27 nov 2012 - 05h26
Compartilhar

Até o dia 30 de novembro, as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário. E com perspectivas de ganhos limitados em investimentos tradicionais como poupança e ações, utilizar esse dinheiro para quitar financiamentos é uma possibilidade aconselhada por especialistas. O financiamento imobiliário é um deles. As instituições financeiras oferecem aos mutuários duasopções na hora de diminuir a dívida: manter o mesmo prazo financiado com redução do valor das parcelas mensais ou manter o valor das parcelas mensais e reduzir o tempo de financiamento. Segundo especialistas, para quem não tem dívidas, a melhor opção é diminuir o tempo de financiamento já que, assim, o mutuário irá pagar um valor menor de juros.

"É sempre melhor diminuir o prazo porque quanto menor o tempo para pagamento, menor o valor gasto", diz a advogada Daniela Akamine, especialista em direito imobiliário. Segundo Daniela, a amortização pode ser feita a qualquer tempo, mas os bancos exigem que o valor mínimo para pagamento seja equivalente ao valor de uma parcela mensal.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário do Canal do Crédito (Abracefi), Marcelo Prata, diminuir o valor das parcelas pode ser interessante para os mutuários que estão tendo dificuldade em arcar com as despesas da casa e estão recorrendo a outras linhas de crédito. "Nesses casos, é melhor a parcela mensal mais baixa porque o crédito imobiliário é uma dívida mais barata que outras do mercado", afirma.

A advogada concorda que caso o mutuário esteja com dívidas, como cartão de crédito e cheque especial, o melhor é pagar primeiro essas, que têm uma taxa de juros mais alta que a do financiamento imobiliário. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas de juros médias de cartão de crédito em setembro de 2012 foram de 228,17% ao ano e as taxas do cheque especial foram de 153,22%. Já os juros de financiamento imobiliário variaram entre 7,7% e 12% ao ano mais Taxa Referencial (TR).

Conforme Daniela, o banco não pode se recusar a receber o pagamento antecipado e todos os contratos já trazem esse tipo de previsão. "Caso enfrente alguma dificuldade em efetuar os pagamentos, o mutuário deve procurar os órgãos de defesa do consumidor", diz.

Confira o procedimento para amortizar dívida nos seis principais bancos do País

1- Banco do Brasil

No Banco do Brasil, para realizar uma amortização extraordinária ou liquidação antecipada o mutuário deve procurar a agência em que mantém sua operação de crédito imobiliário e pagar, no mínimo, ao valor de uma prestação atualizada. O cliente pode fazer a opção entre a redução do valor da prestação ou do prazo do financiamento e a amortização é sempre efetuada de forma decrescente, da última prestação para a primeira, no caso de redução de prazo.

2- Bradesco

Os clientes do banco que querem fazer a amortização devem entrar no site e optar por um dos dois tipos de liquidação antecipada. O valor a ser amortizado deverá estar disponível na mesma conta corrente em que ocorre o débito mensal das prestações do financiamento imobiliário, segundo o banco.

3- Caixa Econômica Federal

De acordo com a Caixa, o pagamento antecipado dos contratos de financiamento imobiliário pode ser feito em qualquer agência do banco. A opção não é válida para financiamentos no Par Aquisição - Fundo de Arrendamento Residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Para efetuar a transação, o banco exige que o contrato esteja com pagamentos em dia na data da solicitação.

4 -HSBC

Conforme o banco, o cliente pode se dirigir a qualquer agência do HSBC e fazer as simulações de amortização tanto no número de parcelas quanto do saldo devedor. O mutuário precisará se identificar com CPF e RG e a agência gerará o boleto para pagamento.

5- Itaú

O cliente de crédito imobiliário Itaú que quiser amortizar parte de sua dívida deve entrar em contato com o Imobfone, pelo telefone 11-4004-7051, de segunda a sexta, das 9h às 18h. O atendente orientaráo cliente sobre qual o procedimento e documentação necessária para atender a demanda.

6- Santander

Para fazer uma amortização extra ou liquidação antecipada, o cliente precisa entrar em contato com a assessoria de Crédito Imobiliário pelos telefones (11) 3553-4058 (Estado de São Paulo), (21) 3460-1304 (Estado do Rio de Janeiro) e 0800-286-0909 (demais localidades). No caso de amortização, ele informa o valor a ser amortizado e no caso de liquidação, a assessoria informa o saldo devedor. Após isso, a central irá enviar o boleto para que o cliente realize o pagamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra