Produção industrial francesa tem expansão fraca no trimestre
A produção industrial da França encolheu mais que o previsto em junho, revertendo a maior parte da forte expansão de maio e piorando as já modestas expectativas de crescimento econômico para a segunda maior economia da zona do euro.
Dados publicados nesta terça-feira pela agência de estatísticas francesa mostraram que a produção caiu 1,7% em junho comparado ao mês anterior, a maior queda desde março de 2009 e bem pior que o declínio de 0,1% projetado em uma pesquisa da Reuters.
A queda na produção se deveu, em grande parte, à queda na produção de automóveis, com os consumidores evitando comprar itens mais caros. O resultado se compara ao crescimento de 1,9% em maio, revisado para cima após a taxa de 1,7% estimada inicialmente.
No segundo trimestre como um todo, a produção francesa aumentou 0,8% ante o trimestre anterior, indicando uma recuperação estável e morna da economia de 1,9 trilhão de euros no período.
No setor manufatureiro, a produção diminuiu 1,3% em junho na comparação mensal, ante alta de 0,6% em maio. A agência de estatísticas informou que a produção automobilística da França desabou 7,4% em junho.
» Confira mais notícias sobre Economia