0

Presidente do Paraguai troca ministros após renúncia de diretor de Itaipu

22 jan 2021
16h17
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, efetuou mudanças nos Ministérios das Relações Exteriores e do Interior nesta sexta-feira, após a renúncia de um diretor da usina hidrelétrica de Itaipu, que o país divide com o Brasil.

Abdo durante evento em San Lorenzo ao chegar para tributo a veteranos da Guerra do Chaco (1932-1935), entre Paraguai e Bolívia,  em San Lorenzo, Paraguai
]12/6/2020  REUTERS/Jorge Adorno
Abdo durante evento em San Lorenzo ao chegar para tributo a veteranos da Guerra do Chaco (1932-1935), entre Paraguai e Bolívia, em San Lorenzo, Paraguai ]12/6/2020 REUTERS/Jorge Adorno
Foto: Reuters

O ex-procurador Arnaldo Giuzzio, que ocupava a secretaria antidrogas, foi nomeado ministro do Interior, em substituição a Euclides Acevedo --que, por sua vez, assumirá o cargo de chanceler--, anunciou Abdo no Twitter.

O chanceler Federico González será o novo diretor de Itaipu, ocupando a vaga de Ernst Bergen, que apresentou sua renúncia também nesta sexta-feira, por motivos pessoais.

González será o líder das negociações com o Brasil para definir o futuro financeiro da entidade, já que uma importante cláusula de seu tratado de fundação expira em 2023.

O início das conversas com o Brasil, em meados de 2019, desencadeou um escândalo que gerou o afastamento de diversos funcionários e deixou o presidente paraguaio à beira do impeachment.

Veja também:

Rapaz de 28 anos é detido com espingarda calibre 12, no Angra dos Reis
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade