0

Preços da gasolina e do diesel têm 10ª semana de alta nos postos, diz ANP

31 jul 2020
20h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos brasileiros encerraram a semana em alta, marcando o décimo aumento semanal consecutivo, mostraram dados da reguladora ANP nesta sexta-feira, enquanto o etanol teve leve baixa.

Placa com preços de combustíveis em posto no Rio de Janeiro (RJ) 
09/03/2020
REUTERS/Ricardo Moraes
Placa com preços de combustíveis em posto no Rio de Janeiro (RJ) 09/03/2020 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

A elevação dos valores praticados nas bombas tem acompanhado uma série de aumentos praticados pela Petrobras nas refinarias desde meados de abril, embora a estatal tenha anunciado para a partir desta sexta-feira a primeira redução no período, com corte de 4% na gasolina.

O custo médio para o consumidor final do diesel, combustível mais utilizado no Brasil, encerrou a semana em 3,322 reais por litro, com elevação de 1,28% no período, segundo os números da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A gasolina foi comercializada em média por 4,203 reais por litro nos postos, com avanço semanal de 0,67%, de acordo com a agência.

Com isso, o valor do diesel nas bombas agora acumula queda de 12% frente à primeira semana do ano, enquanto a gasolina tem retração de 7,8% desde então.

O movimento dos preços finais compara-se com uma queda acumulada de cerca de 13,7% para a gasolina e 25% para o diesel nas refinarias da Petrobras ao longo de 2020.

O repasse de reajustes nas refinarias aos postos não é automático e nem obrigatório e depende de uma série de fatores, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de biodiesel.

Já o etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, encerrou a semana vendido em média por 2,741 reais por litro, com queda de 0,18% ante a semana anterior.

No acumulado do ano, os preços do etanol nos postos têm baixa de 13,6%, segundo os dados da ANP.

Veja também:

Cientistas brasileiros criam soro com anticorpos de cavalo capaz de neutralizar coronavírus
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade