Pix Parcelado vai funcionar como cartão de crédito? Entenda semelhanças e diferenças
Nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos estará disponível em setembro e funcionará como alternativa ao cartão de crédito
O Pix Parcelado, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permite o parcelamento de compras, será lançado oficialmente pelo Banco Central (BC) no próxima mês, para clientes e lojistas.
A ferramenta surge como uma alternativa ao cartão de crédito, mas os dois métodos de pagamento têm algumas diferenças importantes. Veja a seguir semelhanças e diferenças do Pix Parcelado e do cartão de crédito.
Quais as semelhanças para os clientes?
O cartão de crédito já é uma figura comum no dia a dia do brasileiro. Ao escolher esse método de pagamento, o cliente pode dividir o valor do produto ou serviço em duas ou mais parcelas, sem precisar desembolsar o dinheiro na hora. Ele assume o compromisso de pagar pelas compras somente após o fechamento da fatura e conta com um limite de gastos mensais definido pela instituição financeira.
Na prática, para o consumidor, o funcionamento do Pix Parcelado será semelhante ao do cartão de crédito: ele terá a opção de parcelar o valor da compra ao escolher o Pix como forma de pagamento e não precisará ter o valor total disponível na conta no momento da compra. Assim como no cartão de crédito, haverá um limite de gastos definido pelo banco.
Por exemplo, se o cliente fizer uma compra de R$ 1 mil e optar por pagar em quatro vezes com o Pix Parcelado, ele assume o compromisso com a instituição financeira responsável por sua conta bancária de pagar mensalmente R$ 250, acrescidos da taxa de juros aplicada.
Quais as diferenças para os clientes?
A principal diferença entre o Pix Parcelado e o cartão de crédito para os clientes estará nas taxas e juros cobrados. Embora variem conforme a instituição, a expectativa do BC é de que a nova modalidade de pagamento ofereça taxas mais vantajosas.
Apesar de ambos exigirem conta em instituição financeira, o acesso ao Pix Parcelado deverá ser mais fácil do que ao cartão de crédito. O BC estima que 60 milhões de pessoas não tenham cartão de crédito no Brasil, e a nova ferramenta funcionará como uma alternativa para esses cidadãos ao adquirirem bens e serviços de maior valor.
As datas de pagamento também serão diferentes: enquanto no cartão de crédito existe um dia fixo para o vencimento da fatura, o débito do Pix Parcelado deverá ocorrer na mesma data da compra, mês a mês.
Quais as diferenças para os lojistas?
Para os lojistas, a principal diferença está no recebimento do valor. Enquanto no cartão de crédito o prazo para acesso ao dinheiro varia conforme o plano contratado com a fornecedora da maquininha, no Pix Parcelado o recebimento será instantâneo.
O Pix Parcelado já existe?
O Pix Parcelado já é oferecido por instituições financeiras - como o Banco do Brasil, que foi o primeira a disponibilizar a funcionalidade - desde o final de 2022. No entanto, o BC pretende regulamentar oficialmente a ferramenta a partir de setembro.
E o Pix em Garantia?
Anunciado junto com o Pix Parcelado em abril deste ano, o Pix em Garantia permitirá que as empresas ofereçam os valores que têm a receber por meio do sistema de pagamentos instantâneos como garantia em operações de crédito. Contudo, diferentemente do Pix Parcelado, essa função só deve ser lançada em 2026.