Persuasão é principal habilidade para carreira; confira dicas
Uma das habilidades mais importantes para melhorar a carreira atualmente é a persuasão, segundo informações publicadas no site do jornal The Wall Street Journal. Em entrevista ao jornal, o especialista em comportamento, Steve Martin - autor do livro Sim! 50 maneiras cientificamente comprovadas de ser persuasivo -, a pessoa persuasiva pode conseguir que outras passem a fazer o que ela queira ou ainda concordar com sua posição sobre uma negociação.
De acordo com o jornal, Martin tem usado técnicas de persuasão para influenciar escritórios nos quais trabalha. A estratégia é utilizar mensagens simples que podem gerar retornos significativos com mudanças praticamente sem custos. Além disso, os gestores devem conseguir um consenso no local de trabalho para que as mensagens passadas convençam os funcionários.
Ele cita o exemplo de cartões de informações de hotéis. Segundo Martin, um estudo mostrou que o número de clientes que passou a reutilizar toalhas cresceu cerca de 26% após os hotéis colocarem cartões dizendo que 75% dos hospedados as reutilizam. O reuso aumentou 33% quando a mensagem do cartão foi ainda mais especifíca: "75% das pessoas que ficaram neste quarto reutilizaram as toalhas".
De acordo com Martin, os gerentes têm de usar um teste para aprender a abordagem correta a ser utilizada. O certo é começar com pequenos grupos e em seguida avaliar se há uma norma social. Elaborar uma escolha que leve a uma perda, criando uma sensação de estresse, também pode ser uma ferramenta para os gestores.
Segundo o jornal, o especialista ainda afirmou que os resultados favoráveis quase dobram quando se consegue identificar um ponto comum quando se está negociando. Encontrar semelhanças, como ter o mesmo carro ou a idade dos filhos com a pessoa com que se negocia, pode ajudar neste momento de escolha.