Oposição derrota governo e cúpula do Congresso e elege presidente da CPI mista do INSS
Alfredo Gaspar (União-AL) será o relator
BRASÍLIA - O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator do colegiado. A escolha difere da indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que havia anunciado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para o posto.
O resultado representa um revés para o governo e a cúpula do Congresso. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), havia indicado o senador Omar Aziz (PSD-AM), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o comando da comissão. Aziz, no entanto, foi derrotado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), opositor ao governo.
Em seguida, em outra derrota para o Planalto, Viana escolheu Alfredo Gaspar como relator. Gaspar é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi relator do pedido de suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Na ocasião, ele recomendou a suspensão da ação. Gaspar também é um dos signatários de um requerimento para dar urgência ao projeto de anistia aos presos do 8 de Janeiro.