PUBLICIDADE

Nobel de Economia mostra que é impossível ganhar do mercado

14 out 2013 10h28
| atualizado às 13h42
ver comentários
Publicidade
Robert Shiller ganhou o Prêmio Nobel de Economia
Robert Shiller ganhou o Prêmio Nobel de Economia
Foto: Getty Images

O professor da Universidade de Chicago, Eugene Fama, um dos três economistas premiados com o Nobel de Economia 2013 nesta segunda-feira, apresentou um trabalho inovador no qual mostra que vencer o mercado de ações é impossível, de acordo com publicação do site Business Insider .

As pesquisas de Fama e vários colaboradores, que começaram na década de 60, demonstraram que, no curto prazo, os preços das ações são extremamente difíceis de prever e que novas informações são incorporadas rapidamente para os preços, segundo o site. "Estes resultados não só tiveram um impacto profundo em pesquisas posteriores, como também mudou a prática do mercado. O surgimento dos chamados fundos de de ações em todo o mundo é um exemplo proeminente disso". Segundo ele, todas as informações disponíveis já tem preço estipulado previamente e, por isso, seria basicamente impossível "ganhar" do mercado.

Nobel de Economia
A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o prêmio de 8 milhões de coroas (US$ 1,25 milhão - R$ 2,8 milhões) a Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller. A comissão de premiação escolheu os três "pela sua análise empírica sobre os preços de ativos".

A premiação econômica, oficialmente chamada Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criada em 1968. A honraria não integra o grupo de prêmios originais estabalecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite Alfred Nobel.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade