PUBLICIDADE

Ganhador do Nobel previu duas bolhas: da internet e imobiliária

Professor da Universidade de Yale Robert Shiller foi uma das três pessoas que ganharam no Nobel de economia de 2013

14 out 2013 11h00
| atualizado às 11h00
ver comentários
Publicidade

O professor da Universidade de Yale Robert Shiller, uma das três pessoas que ganharam no Nobel de economia de 2013 nesta segunda-feira, teve duas contribuições que mudaram a análise econômica nos últimos anos, de acordo com informações do Business Insider. O economista previu tanto a bolha imobiliária, um dos pilares da crise mundial de 2008, como a bolha da internet, em meados dos anos 2000.

A partir de 1995, com o crescimento acelerado das empresas de internet, as bolsas de valores de todo o mundo subiram de forma irreal, atingindo patamares não vistos anteriormente no mercado. Por meio de um cálculo que mostrava as variações do preço das ações, o economista foi capaz de prever que essa alta seria insustentável e que o preço cairia rapidamente.

Durante o início dos anos 2000, os preços dos imóveis no mercado americano decolou e mais uma vez o economista publicou artigos mostrando o crescimento irracional que ficou conhecido como bolha imobiliária. "Habitação tradicionalmente não é visto como um grande investimento", disse à Bloomberg no início deste ano.  "Então, por que foi considerado um investimento? Isso era uma moda passageira. Essa foi uma ideia que tomou posse no início de 2000. E eu não espero que ela volte. Não com a mesma força”, comentou na ocasião.

A premiação econômica, oficialmente chamada Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. A honraria não integra o grupo de prêmios originais estabalecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite Alfred Nobel.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade