Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na véspera do Black Friday, consumidores já registraram mais de 7 mil reclamações

Levantamento do Reclame AQUI aponta quais são os principais problemas

28 nov 2025 - 22h51
(atualizado em 28/11/2025 às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Black Friday é a quinta data comemorativa mais importante para o varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais
Black Friday é a quinta data comemorativa mais importante para o varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais
Foto: Hélvio Romero/Estadão / Estadão

Ainda no pré-Black Friday, consumidores já acumularam mais de 7,2 mil reclamações relacionadas às ofertas, conforme levantamento do Reclame AQUI. Os dados foram colhidos entre a tarde de terça-feira, 26, e a noite de quinta-feira, 19h, e revelam tendências -- e frustrações.

O levantamento aponta que 23% dos consumidores pretendem realizar suas compras já na noite de quinta-feira.

Varejo online concentra problemas

Mesmo com produtos de tíquete mais alto, as grandes plataformas de e-commerce seguem concentrando fluxo de transações e, consequentemente, de queixas.

  1. Amazon
  2. Americanas - Loja Online
  3. Mercado Livre
  4. Casas Bahia - Loja Online
  5. Granado-Phebo
  6. Magazine Luiza - Loja Online
  7. Kiko Milano - Cosméticos
  8. Natura
  9. McDonald's
  10. Sephora

Atraso, produto inexistente e ilusão de desconto

Se as empresas mudam de posição no ranking, os principais motivos de reclamação permanecem praticamente os mesmos. Na largada da Black Friday 2025, os principais problemas são atraso na entrega, produto não recebido e propaganda enganosa.

O atraso na entrega responde por 24,61% das queixas. Promessas como "entrega em 2 horas", "entrega no mesmo dia" e "frete expresso" atraem o consumidor, mas o descumprimento desses prazos é responsável por quase um quarto das queixas.

Em 12,63% dos casos, o problema é ainda mais grave: o produto não é recebido. Conforme a pesquisa, parte dessas situações está associada a sites temporários e e-commerces recém-criados, em que o item vendido nunca existiu de fato.

Já a propaganda enganosa, com 9,84% das reclamações, mantém o histórico de dor de cabeça na data: preços diferentes no checkout e descontos que não são aplicados seguem frustrando o consumidor.

Entre os assuntos mais recorrentes, aparecem ainda problemas com estorno do valor pago e cobranças indevidas. Os itens mais citados nas reclamações são tênis, celulares e TVs, além de questões envolvendo cadastro, assinatura e cartão de crédito.

Natura destaca reforço em SAC

Em nota, a Natura falou sobre as reclamações. "A Natura informa que reforçou sua operação de atendimento e logística para a Black Friday. Para garantir a melhor experiência de compra a seus clientes, a empresa monitora de perto todas as etapas do pedido, da confirmação à entrega. Mesmo com alta considerável no número de pedidos nas últimas semanas, o índice de reclamações no Reclame Aqui permaneceu estável, variando apenas 1% em relação à média semestral e mantendo a reputação 'Ótimo' da marca no portal", disse.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade