PUBLICIDADE

Lira turca é pressionada por demissão de presidente do BC

8 jul 2019 - 07h41
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A lira turca enfraqueceu nesta segunda-feira depois que o presidente Tayyip Erdogan demitiu o presidente do banco central, retomando preocupações sobre interferência na política monetária e expectativas de cortes de juros para reanimar a economia.

Nota de lira turca em Istambul
29/03/2019
REUTERS/Murad Sezer
Nota de lira turca em Istambul 29/03/2019 REUTERS/Murad Sezer
Foto: Reuters

A lira estava em 5,7285 em relação ao dólar às 6h33 (horário de Brasília), queda de 1,6% ante o ao fechamento de sexta-feira mas acima da mínima de 5,8245 atingida no início do pregão asiático com os investidores nervosos em relação às implicações da medida para a independência do banco central.

"A saída dele fala da insistência de Erdogan em impor suas exigências acerca da política monetária e, mais amplamente, sugere controle presidencial das políticas econômicas", disse Phoenix Kalen, diretora de estratégia do Société Générale.

A lira tem queda de cerca de 8% neste ano depois de ter despencado 30% no ano passado durante a crise cambial. O principal índice acionário caiu 1,14%, com os bancos em queda de 1,7%.

O presidente do banco central, Murat Cetinkaya, cujo mandato de quatro anos deveria ir até 2020, foi substituído por seu vice, Murat Uysal, de acordo com decreto presidencial publicado no sábado do diário oficial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade