Kazaks afirma que valorização significativa do euro poder desencadear resposta do BCE
Uma valorização significativa do euro pode desencadear uma resposta da política monetária do Banco Central Europeu, escreveu o membro do BCE Martins Kazaks numa publicação de blog nesta sexta-feira.
Embora o Conselho do BCE não tenha uma meta específica para a taxa de câmbio, "um fortalecimento considerável e rápido do euro reduziria as perspectivas de inflação por meio do enfraquecimento da competitividade e da atividade econômica, podendo, assim, provocar uma resposta de política monetária", escreveu ele.
Kazaks observou que a taxa de câmbio euro-dólar tem flutuado dentro de uma faixa relativamente estreita nos últimos meses, com a última valorização significativa ocorrendo no segundo trimestre de 2025, que atualmente parece ser permanente.
Devido aos atrasos, o efeito máximo dessa valorização sobre a inflação só se tornará visível na primavera, disse ele.
No entanto, isso já foi levado em consideração no cenário básico do BCE, acrescentou o presidente do banco central da Letônia.
O Banco Central Europeu manteve as taxas de juros na quinta-feira como esperado.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em uma coletiva de imprensa após o anúncio que o Conselho do BCE dedicou tempo para discutir os movimentos da taxa de câmbio após a queda do dólar na semana passada.
Questionada sobre a moeda, Lagarde disse que o BCE está acompanhando de perto os mercados, mas concluiu que nenhuma grande mudança ocorreu nos últimos meses.