INSS paga segunda parcela do 13º; entenda quem recebe
Calendário de pagamentos depende do valor do benefício e do número final do NIS
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira, 26, a segunda parcela do 13º. O calendário é escalonado, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), com pagamentos até 6 de junho.
Com a previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia, a antecipação do décimo terceiro do INSS foi programada para ser paga em duas parcelas. A primeira parcela foi paga de 24 de abril a 8 de maio.
A primeira parcela correspondente a 50% do abono sem a incidência do Imposto de Renda. Já a segunda parcela tem a possibilidade de desconto do IR dependendo do valor.
As datas são definidas com base no dígito final do NIS e na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais que o mínimo.
Veja calendário de pagamento do 13º do INSS
Veja quais as datas de pagamento para quem recebe mais que um salário mínimo:
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário antecipado abrange os segurados do INSS, incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que receberam benefícios, como auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e auxílio-reclusão. Nesses últimos casos, o montante a ser pago será proporcional ao período de recebimento do benefício.
As beneficiárias de salário-maternidade também estão incluídas, recebendo o 13º de forma proporcional junto à última parcela do seu benefício.
Quem não recebe?
Os idosos e pessoas com deficiência amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) não são elegíveis para o recebimento do valor.
Como consultar?
O INSS disponibilizará um extrato com os valores a serem pagos e as datas específicas para cada beneficiário. Veja o passo a passo para consultar:
- Acesse o site ou o app Meu INSS;
- Faça o login com conta gov.br, com CPF e senha;
- Procure pelo ícone "Extrato de Pagamento";
- Ao acessar o extrato, o valor do 13º vai aparecer como código 104;
- É possível gerar o PDF no final da página, clicando em "Baixar PDF".
Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h./Com Agência Brasil