Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ibovespa sobe após dados de emprego dos EUA abaixo das estimativas

9 jan 2026 - 10h17
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma abertura levemente negativa, o Ibovespa firmou alta na manhã desta sexta-feira depois da publicação do relatório oficial de emprego dos Estados Unidos, o payroll, que veio abaixo das estimativas do mercado.

Às ‌11h22, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,34%, a 163.491,07 pontos.

O contrato futuro do índice ‌com vencimento mais curto, em 18 de fevereiro, mostrava acréscimo de 0,41%.

O volume financeiro somava R$3,75 bilhões.

Segundo relatório do Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho dos EUA, a economia norte-americana abriu 50.000 vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, 56.000 em novembro em dado revisado ‍para baixo. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 60.000 empregos, depois de 64.000 em novembro, conforme relatado anteriormente.

Os dados sugerem que o mercado de trabalho norte-americano permaneceu preso no que os economistas e autoridades chamaram de modo "não contratar, não demitir".

"Um mercado de trabalho mais flexível, ‌mais tranquilo, fortalece as apostas de cortes de juros nos EUA", destacou ‌Felipe Sant'Anna, especialista em investimentos do grupo Axia Investing.

Já no cenário doméstico, os números de inflação estavam no foco dos agentes nesta sexta-feira.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,33% em dezembro, após elevação de 0,18% em novembro, encerrando 2025 com alta acumulada de 4,26%. Economistas ouvidos pela Reuters projetavam altas de 0,35% no mês e de 4,30% no ano.

Embora a inflação do ano tenha ficado acima do centro da meta contínua de inflação perseguida pelo Banco Central, de 3%, ela está dentro do intervalo de tolerância, de até 4,50%.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN avançava 0,03% e caía 0,31%, na contramão do avanço dos preços do petróleo no exterior.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,15% e BRADESCO PN subia 0,7%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava alta de 0,62% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,29%. BANCO DO BRASIL ON destoava dos demais e recuava 0,23%

- VALE ON caía 1,24%, em linha com as perdas dos futuros do minério de ferro na China.

- GPA ON caía 2,26%, chegando a liderar as perdas do Ibovespa. A ‌empresa anunciou na quinta-feira que o vice-presidente financeiro Rafael Russowsky renunciou ao cargo e que a vaga será acumulada interinamente pelo recém-empossado presidente-executivo da companhia, Alexandre de Jesus Santoro, segundo fato relevante.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade