Hidrogênio Branco: o que é e por que pode ser importante para uma energia global mais limpa?
Também chamado de hidrogênio natural, o hidrogênio branco pode ser um divisor de águas por ser uma fonte potencial de energia limpa gerada continuamente pela própria natureza
O hidrogênio branco, também conhecido como hidrogênio natural, é uma fonte mais limpa de energia do que os combustíveis fósseis, como a gasolina. A "cor" do hidrogênio, neste caso o branco, indica que ele é produzido naturalmente na crosta terrestre.
Quando queimado, o hidrogênio libera apenas água, diferente de outras fontes que liberam gases de efeito estufa, como o gás carbônico. Por isso, essa fonte de energia é vista com potencial para ajudar na descarbonização de indústrias que praticamente não usam energias renováveis, como as de aviação, navegação e produção de aço. Hoje, o hidrogênio comercial é feito principalmente com combustíveis fósseis.
'Divisor de águas' como fonte de energia
O hidrogênio geralmente está ligado a outras moléculas e precisa ser "separado" em laboratório. Esse processo, intensivo em energia, geralmente é alimentado por combustíveis fósseis, segundo a CNN, exceto no caso do hidrogênio verde, feito com energias renováveis.
O diferencial do hidrogênio branco é que ele não exige esse processo, o que o torna mais limpo. Outra vantagem é que ele é mais barato: estima-se que o hidrogênio branco custe cerca de US$ 1 por quilo para produzir, enquanto o hidrogênio verde custa cerca de US$ 6 por quilo, de acordo com reportagem da CNN.
Governos e empresas de todo o mundo têm apostado no hidrogênio como uma pedra angular na luta contra as mudanças climáticas. Um setor multibilionário surgiu para apoiar a fabricação de hidrogênio, que, em teoria, poderia substituir os combustíveis fósseis para alimentar fábricas, caminhões, navios e aviões, potencialmente removendo cerca de metade de todas as emissões de aquecimento do planeta.