Fred Gelli: ser especialista não ajuda a criatividade
Brasileiro que aparece entre os 100 empreendedores mais criativos do mundo diz que é preciso envolvimento e muito trabalho para inovar
No ano em que sua agência, a Tátil, completa 25 anos, o empresário e designer Fred Gelli foi indicado duas vezes pela revista americana FastCompany em rankings de criatividade. Primeiro, como uma das empresas mais criativas do mundo e depois integrando, ele mesmo, a lista das 100 pessoas mais criativas em negócios.
Confira os erros mais frequentes na hora da entrevista de emprego
Gelli apareceu na 72ª posição do ranking divulgado na última semana. Ele foi responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 e de trabalhos envolvendo as linhas Ecos e Sou, da Natura. Para a revista, suas embalagens têm a melhor relação entre volume e superfície.
Ele conta que o seu modo de pensar soluções para a indústria e para a sociedade considerando um impacto ambiental menor começou em 1986. "Foi muito especial o fato da publicação reconhecer que tiramos da natureza a inspiração para criar produtos e serviços de forma inovadora, o que há anos tem sido a minha ideia principal", explica.
Além de estar cercado de tantos outros criativos em trabalhos coletivos, Gelli elenca como principal traço deste profissional o fato dele não ser especialista em nenhum assunto, assim sua principal tarefa passa a ser o estabelecimento de conexões inéditas. O empreendedor criativo deve costurar ideias e assuntos de forma inovadora e ter a sensibilidade de identificar e acessar pessoas com conhecimentos específicos nos temas, que possam auxiliá-lo neste trabalho.
Um segundo passo é ter paixão pelo que se faz. Segundo o empresário, as pessoas mais criativas são movidas por um alto nível de envolvimento com seus projetos. "Costumo optar por profissionais que vibram por suas conquistas e que tenham brilho no olhar ao falar de suas experiências", afirma. Por fim, o trabalho duro e a persistência em encontrar soluções simples para os desafios de produtos ou projetos propostos completam as dicas sobre criatividade do designer.