PUBLICIDADE

Confira dicas para sair das dívidas sem perder o equilíbrio financeiro e mental

Segundo a FEBRABAN, 58% das pessoas vivem hoje em estresse dentro de casa, o que leva a uma falta de equilíbrio financeiro e mental

15 out 2021 10h05
ver comentários
Publicidade
É extremamente necessário hábitos para manter as finanças em dia!
É extremamente necessário hábitos para manter as finanças em dia!
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

A falta de dinheiro é um problema que afeta diretamente o equilíbrio financeiro e mental. E não precisa ir muito longe para entender o quanto esse problema se agrava. Basta analisar o quanto a pandemia e o desemprego afetaram a população brasileira.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje cerca de 14,4 milhões de desempregados. Um valor que representa 14,1% da população no segundo trimestre de 2021. 

E, além disso, segundo uma pesquisa realizada pela American Psychological Association (APA), o dinheiro é a principal fonte de estresse da maioria das pessoas. 

Nesse sentido, é de extrema importância que as pessoas entendam que esse estresse prolongado por falta de dinheiro podem levar a situações mais graves como crises de ansiedade e até mesmo a depressão.

Por isso, separamos hoje algumas informações que podem ajudar você a sair das dívidas sem perder o equilíbrio financeiro e mental.

Tente negociar suas dívidas com credores

Um dos passos essenciais para manter seu equilíbrio financeiro e mental com certeza é reconhecer que você não vai conseguir pagar aquela dívida. E, para isso, você pode entrar em contato com o credor para criar uma maneira de pagar sem causar prejuízos.

Dentre essas maneiras de renegociar uma dívida, existe o Serasa Limpa Nome. A instituição possui parceria com diversas empresas e juntas, criam ofertas para que os usuários possam se livrar das dívidas sem prejuízos financeiros maiores.

É importante que você procure essa alternativa porque é possível quitar dívidas com até 90% de desconto pela plataforma. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

Crie uma estratégia para o pagamento de dívidas

Apesar do seu nome ficar limpo após o prazo de cinco anos, a sua dívida não deixa de existir. Por isso, não deixe de se organizar financeiramente para quitar todas as dívidas existentes em seu nome. 

Vá regularizando suas dívidas aos poucos. E, mesmo que demore, o que é importa é se livrar das pendências financeiras e manter a saúde mental em dia! 

Mude sua forma de consumo

Não adianta muito organizar suas finanças se você continuar consumindo do jeito errado, não é verdade? 

Pois é. Nesse momento, todo cuidado é pouco! E para manter o equilíbrio financeiro e mental, basta seguir algumas etapas dentro do que é possível:

  • evite o uso desenfreado do cartão de crédito;
  • crie uma reserva de emergência para suas finanças pessoais;
  • reveja seu estilo de vida.
  • e, principalmente, controle seus gastos.

Assim, é possível manter as contas em dia sem perder o seu equilíbrio financeiro e mental. Além do mais importante: sem se afundar em dívidas!

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade